23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Quem são os principais nomes do esporte sul-mato-grossense atualmente

31/10/2019 16h34
Por: Redação

Referência no Centro-Oeste brasileiro, o esporte sul-mato-grossense está recheado de craques em várias modalidades. Da natação ao poker, os esportistas do Estado não se destacam somente em território nacional, eles vão além e ganham o mundo em competições importantes do calendário esportivo.

Leonardo de Deus (natação)

Ídolo do esporte sul-mato-grossense e um dos melhores nadadores brasileiros no cenário atual, Leonardo de Deus é especialista nas modalidades nado borboleta e nado costas e coleciona ótimos resultados em 2019.

Nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, Leonardo foi muito bem e trouxe quatro medalhas para o Brasil. Foi ouro nos 200 metros borboleta e no revezamento 4×100 medley misto, prata no revezamento 4×100 medley e bronze nos 200 metros costas.

Com os resultados conquistados em Lima, ele se tornou o primeiro nadador história a conseguir o tricampeonato nos 200 metros borboleta nos Jogos Pan-Americanos.

Recentemente, nos Jogos Mundiais Militares, Leonardo voltou a se destacar e conquistou a medalha de ouro nos 200 metros borboleta. Além disso, ele foi ouro no revezamento 4×100 livre e prata no revezamento 4×200 livre.

Ednéia Camargo (kung fu)

Eleita três vezes como a melhor lutadora de kung fu do país pela Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW), Ednéia Camargo é referência para as demais atletas brasileiras que disputam a sua categoria.

Edinéia coleciona medalhas no esporte desde muito jovem e está no rol dos melhores esportistas não só de Mato Grosso do Sul, mas do Brasil. Antes de entrar para o kung fu, a sul-mato-grossense treinou em várias modalidades, como judô, capoeira e outras mais.

“O que me fez ficar (no kung fu) e praticar é que a arte é muito bonita, é diferente. Quando vi a primeira prática de kung fu, os alunos estavam fazendo parte de uma apresentação, já me apaixonei, porque os movimentos e a filosofia são muito bonitos”, contou ela para o Portal TOP Mídia News.

Ela já participou de eventos em vários países, como Malásia, México, China, Turquia e Rússia. Ednéia também chegou a passar uma temporada na China para desenvolver a sua técnica de luta, pois na Ásia a estrutura para a prática do kung fu é consideravelmente superior, se comparada à do Brasil.

Em 2017, ela se tornou a primeira brasileira a ganhar uma medalha na Copa do Mundo de Kung Fu Wushu. Além disso, no ano passado ela faturou a medalha de ouro na Copa Sul-Americana de Kung Fu Wushu.

Lincon Freitas (poker)

Número um do poker online sul-mato-grossense e 15º melhor do Brasil, de acordo com o ranking do site PocketFives (conteúdo em língua inglesa), Lincon Freitas vive a melhor fase de sua carreira.

É impressionante o nível de regularidade apresentado pelo sul-mato-grossense na atual temporada. Em praticamente todos os meses do ano até aqui ele conseguiu ao menos um pódio nos feltros online.

Depois que conquistou o torneio Sunday Million em 2017, o primeiro título de impacto em sua carreira, Lincon Freitas ganhou confiança e entrou no chamado modo “in full swing” — termo adaptado do golfe muito utilizado no poker e que significa que o jogador está embalado, com alta confiança para dar o seu melhor. A partir daí, ele se tornou um dos jogadores mais sólidos do poker online brasileiro, com um nível de regularidade que poucos conseguem sustentar a longo prazo.

Não é somente no poker online que Lincon tem êxito. No ano passado, por exemplo, foi um dos integrantes do time sul-mato-grossense no Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE).

O evento é disputado no calendário do poker brasileiro desde 2013 em uma das etapas do BSOP (Brazilian Series Of Poker), que é considerado o maior circuito do esporte das cartas da América Latina.

Jovens aletas sul-mato-grossenses que valem a menção

Campeão brasileiro juvenil de boxe em 2014 e cinco vezes cinco vezes campeão sul-mato-grossense, Paulo Martins, 22, tem uma carreira promissora pela frente e ano após ano vem mostrando evolução como atleta.

Já Larissa Farias, 23, é uma das melhoras judocas brasileiras na categoria até 48 kg. Com grande potencial, Larissa esteve presente na delegação brasileira de judô dos Jogos Pan-Americanos de Lima em agosto e busca uma vaga para representar o Brasil no Jogos Olímpicos de Tóquio (2020).

Foto: Ministério da Defesa

Foto: Carlos Monti/PokerNews

Fale com a Redação