21.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Fábio Trad é eleito um dos dez melhores deputados, na avaliação dos jornalistas

Deputados de MS foi selecionado por um juri especial, que tem a participação de representantes da sociedade civil

20/09/2019 09h47
Por: Redação

Fábio Trad, deputado federal de Mato Grosso do Sul, foi escolhido um dos dez melhores deputados federais do Brasil, na avaliação de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. O resultado foi anunciado na noite de quinta-feira (19) durante a festa do Prêmio Congresso em Foco 2019, realizada no Porto Vittoria Espaço de Eventos, em Brasília. Está é a quarta vez que o deputado tem reconhecimento e destaque no parlamento.

Fábio Trad foi o único representante de Mato Grosso do Sul nesta seleção, que ainda teve a presença de Alessandro Molon (PSB-RJ), Carmem Zanotto (Cidadania-SC), Ivan Valente (PSOL-SP), Joice Hasselmann (PSL-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Marcelo Ramos (PL-AM), Tadeu Alencar (PSB-PE) e Tabata Amaral (PDT-SP).

O parlamentar de MS foi escolhido por júri técnico, que levou em conta diversos fatores, como participação em debates de importância nacional, projetos relevantes e atividade parlamentar. Além do destaque na escolha geral, Fábio Trad foi um dos cinco destaques na Categoria Especial Valorização dos Bancos Públicos, escolhido por um júri especializado.

Em seu agradecimento, o deputado enfatizou que esta sempre em defesa do estado democrático, voltado em garantir os direitos indíviduais da população.

O parlamentar já teve a excelência de seu trabalho legislativo reconhecida pelo prêmio em outras quatro oportunidades.

No início de sua primeira legislatura, em 2012, Trad ficou entre os cinco parlamentares abaixo de 45 anos com melhor trabalho no Congresso Nacional; e na terceira colocação de acordo com o voto dos internautas na categoria “Parlamentares que melhor representam a população no Congresso”, ambas também do prêmio Congresso em Foco.

No ano seguinte, em 2013, constou na seleta lista dos “parlamentares em ascensão”, aqueles com trajetória ascendente e que poderiam integrar a elite do Poder Legislativo.

Em 2018, na condição de deputado suplente, um ano após retornar à Brasília no lugar do ex-ministro Carlos Marun, novamente foi agraciado pelo prêmio. Desta vez, eleito por júri especializado, formado por representantes de vários segmentos da sociedade, na categoria especial “Defesa da Advocacia Pública”.

Além dos quatro prêmios Congresso em Foco, o deputado Fábio Trad soma três ocasiões (2014, 2018 e 2019) nas quais integrou a lista dos “100 Cabeças do Congresso Nacional”, publicada anualmente pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), o único deputado sul-mato-grossense a destacar-se dos demais pelo exercício de qualidades consideradas fundamentais para o exercício parlamentar.

Segundo o Diap, “são ‘cabeças’ os operadores-chave do Poder Legislativo cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos – implementados, por meio dos métodos da persuasão, da negociação, da indução ou da não-decisão – prevalecem no processo decisório na Câmara Federal”.

O Diap divide os ‘100 cabeças do Congresso’ em quatro aptidões, quais sejam a capacidade de “articulação”, de “debate”, “negociação” e de “formulação”.

Entre os deputados mais influentes deste ano, segundo o Diap, 29 são articuladores, 19 debatedores, 16 negociadores e 7 formuladores, virtude considerada a mais rara.

Novamente, a exemplo de 2018, Trad foi apontado pelo Diap como um dos “formuladores” da Câmara Federal em 2019 – “os mais produtivos e, via de regra, dotados de saber, qualidade intelectual e especialização”. “São eles, enfim, que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera”.

Em 2018, o deputado esteve entre os congressistas mais bem avaliados segundo o Congresso em Foco (Paulo Negreiros/Congresso em Foco)

Fale com a Redação