25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Festival Paralímpico acontece neste sábado em Campo Grande

Evento reunirá em todo país mais de 11 mil participantes

20/09/2019 16h36
Por: Redação

Neste sábado (21) o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza em parceria com 70 cidades do Brasil, a segunda edição do Festival Paralímpico, em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico, celebrado no dia 22 de setembro.
O evento, que tem como objetivo promover a experimentação do esporte adaptado a cerca de 11 mil crianças, com faixa etária de 10 a 17 anos, acontecerá simultaneamente em várias regiões do país e em Mato Grosso do Sul o Festival será realizado em Campo Grande e Dourados.

Em Campo Grande as atividades acontecerão no Centro Esportivo Mamede Assem José, localizado na Avenida Engenheiro Amélio Carvalho Baís, 1890, na região do Bairro Vila Almeida. Já em Dourados o encontro paralímpico acontecerá no Clube Indaiá, das 08h às 12h.

A recepção na Capital inicia às 7h30. Serão apresentados de forma lúdica em circuito, três modalidades do esporte paralímpico: atletismo, basquete 3×3 e judô.

A participação é livre e gratuita para as crianças, com ou sem deficiência. Para efetuar a inscrição no evento é preciso enviar um e-mail com o CPF, RG e autorização do uso de imagem no endereço eletrônico [email protected]. Dúvidas poderão ser esclarecidas também pelo telefone (67) 3323-7205, vagas limitadas.

O projeto tem o entendimento sobre a importância da socialização durante as atividades paralímpicas desenvolvidas, sendo assim, 20% das vagas serão destinadas para crianças ou adolescentes sem deficiência levando em conta familiares e amigos dos alunos, exigindo a mesma faixa etária.

Cada dinâmica será apresentada em grupos, trocando de sessão a cada 30 minutos, tendo 15 minutos para transposição de acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Os materiais utilizados serão adaptados por cada núcleo, utilizando materiais como balão, cadeiras de plástico e bolas confeccionadas para a integração dos participantes.

Na primeira edição, realizada em 2018, mais de 10 mil pessoas estiveram envolvidas nas ações do Festival Paralímpico, sendo cerca de 7 mil, crianças, em 48 núcleos.

“As cidades estão dispostas a abraçar o evento, principalmente as Secretarias e isso proporcionou o crescimento do Festival. Recebemos quase 90 candidaturas. Selecionamos as cidades de acordo com a demanda local”, explicou o coordenador de desporto escolar do CPB, departamento responsável pela organização do Festival.

A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) é responsável pelo evento na Capital, mobilizando profissionais de educação física e voluntários que conduzirão a programação em cada núcleo.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Festival em Campo Grande, Belquice Falcão, o evento vai receber aproximadamente 150 crianças e divulgará as modalidades paralímpicas para a população.

“A nossa meta é despertar a vontade das crianças e adolescentes em praticar o esporte paralímpico e que no futuro essa vivência possa dar frutos, descobrindo talentos e que possamos ter mais atletas representando o MS e o Brasil”, pontuou Belquice.

Mato Grosso do Sul é celeiro de atletas paralímpicos nacionais e internacionais, um exemplo são os atletas destaques no Parapan, Yeltsin Francisco Ortega, Gabriela Mendonça Ferreira, Jair Henrique Souza medalhistas de ouro no atletismo. Luan Simões Pimentel campeão no judô categoria 73kg, Herbert Honório Lemes Oviedo, Heitor Luiz Ramires Camposano, Moacir Fernando Silva Matos, Wesley Gabriel dos Santos Ferreira integrantes da seleção brasileira e campeões do Parapan no futebol de sete.

Festival Paralímpico acontece neste sábado em Campo Grande

Fale com a Redação