15.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de abril, 2024
spot_img

Gasto para comer fora de casa teve a menor alta dos últimos 13 anos

Custo da alimentação em bares e restaurantes subiu 3,17% no ano passado e teve a menor variação desde 2006, de acordo com a inflação oficial

16/01/2019 07h57
Por: Alexandre Garcia/R7

Os brasileiros com o hábito de comer fora de casa sentiram menos no bolso ao pedirem as contas em bares e restaurantes ao longo de 2018. Segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o aumento foi 3,17% no ano passado, o menor reajuste dos últimos 13 anos.

Apesar da alta menor da alimentação fora de casa, a refeição dentro do domicílio ficou apenas 0,5% mais cara no ano passado. Os alimentos e bebidas, por sua vez, saltaram 4,04% no período.

O coordenador do IPC (índice de Preços ao Consumidor) do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), André Braz, associa a alta menor da alimentação fora de casa à baixa movimentação em bares e restaurantes em um cenário com o desemprego ainda elevado.

“Para não espantar outros consumidores que ainda fazem uso desse serviço, a estrutura de custos de quem prepara esses pratos absorve alguma pressão inflacionária exatamente para garantir a movimentação e sustentar os restaurantes”, observa Braz.

O professor de finanças da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) Joelson Sampaio, classifica a alta menor é um reflexo do desaquecimento da economia. “Sair menos para comer é uma forma que o brasileiro encontrou para economizar’, avalia.

Para o diretor de desenvolvimento da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Lucas Pêgo, o setor passou a segura a alta dos preços para não “perder competitividade em um ambiente de concorrência tão acirrada”.

“Hoje em dia, é muito comum que os negócios do setor, ao invés de fazer um aumento de preços anual, dilua isso em dois momentos do ano”, explica ele, que não atribui a baixa variação de preço à menor demanda. “Aprendeu-se a gerir melhor os recursos humanos e tivemos um impacto também no avanço legislativa com a reforma trabalhista”, diz.

Segundo Pêgo, a alta abaixo do índice oficial e do de alimentos não ocasionou em perda para o setor, que teve crescimento real de 2% ante 2017. “Não podemos falar em prejuízo, mas devemos destacar que as margens de lucro estão muito baixas em comparação com o que tínhamos há 10 anos”, lamenta.

Aluguel

O diretor de desenvolvimento da Abrasel cita ainda as negociações de aluguel com o mercado imobiliário desaquecido como justificativa para as altas menores de custos do setor de bares e restaurantes.

“O proprietário vai preferir que você permaneça do que correr o risco de perder um locador e passar meses ou anos com o imóvel vazio”, diz Pêgo, que completa: “Nós observamos muitos proprietários conseguindo negociar melhor seus contratos de locação”.

Inflação do aluguel recua pelo segundo mês consecutivo, diz FGV

Apesar de também observar uma movimentação do mercado imobiliário mais favorável aos inquilinos, André Braz lembra que o ponto dos bares e restaurantes é essencial para o setor e pode ser utilizado como moeda de troca em favor do proprietário do imóvel.

“Às vezes, não é tão tranquilo mudar o endereço de um restaurante, porque ele já tem clientes tradicionais, que gostam do serviço. Quando ele se move, pode perder parte dos clientes e ter que cativar novos. Isso cria uma rigidez maior”, observa o coordenador do IPC.

Gasto para comer fora de casa teve a menor alta dos últimos 13 anos

Fale com a Redação