27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Inscrições para 1.350 vagas em cursos técnicos integrados do IFMS seguem até 5 de novembro

São oferecidas nove opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio em dez municípios.

21/10/2018 06h27
Por: Redação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) segue com as inscrições no Exame de Seleção 2019, processo seletivo para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio, até o próximo dia 5 de novembro. Serão ofertadas 1.350 vagas distribuídas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

São oferecidas nove opções de cursos técnicos integrados: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2019. Outra regra é que o estudante tenha o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

O edital de abertura do Exame de Seleção 2019 está disponível na Central de Seleção do IFMS. O candidato deve ler o documento atentamente para compreender as regras do processo seletivo e não perder os prazos do cronograma.

Inscrições

Deverão ser feitas até 05 de novembro, pela Central de Seleção. Primeiro, o interessado deverá fazer o cadastro na Página do Candidato da Central de Seleção. Quem já é cadastrado no sistema não precisa preencher os dados novamente. Depois, é só fazer a inscrição, escolhendo uma das opções de campus, curso e turno oferecidos pelo IFMS.

Em caso de dúvidas, o candidato poderá consultar as Orientações para Cadastro e Inscrição. Importante: só serão aceitas inscrições feitas com o CPF do próprio candidato. Não são aceitos os números do documento dos pais ou responsáveis. O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00, e o pagamento poderá ser feito até 08 de novembro.

Os candidatos que apresentarem documento que comprove escolaridade em escola pública ficarão isentos da taxa de inscrição. O pedido de isenção deverá ser feito entre 10 de setembro e 19 de outubro, no ato da inscrição, selecionando o item “Isento” e anexando o documento comprobatório.

Ação Afirmativa

Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deverá ler atentamente ao item 2 do edital. No anexo II do edital está disponibilizada a tabela completa das vagas, com as divisões para candidatos de ampla concorrência e das ações afirmativas.

Prova

Será aplicada no dia 25 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus. Os candidatos deverão responder 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado.

O gabarito deverá ser divulgado no dia seguinte. A previsão é que resultado final do Exame de Seleção 2019 e a primeira chamada sejam publicados no dia 19 de dezembro, com matrículas em janeiro do ano que vem.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o contato com a Comissão do Exame de Seleção 2019 deve ser feito pelo e-mail [email protected].

Técnico Integrado

O estudante cursa, ao mesmo tempo, o ensino médio regular e a formação profissional e tecnológica escolhida. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho. No IFMS, todos os cursos são oferecidos gratuitamente.

Quadro de Vagas

Reprodução/IFMS

Inscrições para 1.350 vagas em cursos técnicos integrados do IFMS seguem até 5 de novembro

Fale com a Redação