21.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Mais de 196 mil ainda não enviaram declaração do Imposto de Renda 2019 em MS

Prazo de apresentação da declaração vai até 30 de abril; quem estiver obrigado a apresentar e deixar de fazê-lo no prazo estará sujeito a multa.

22/04/2019 19h25
Por: Redação

A pouco mais de uma semana do final do prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda 2019, mais de 106 mil contribuintes ainda não enviaram o documento à Receita. Até as 10h desta segunda-feira (22), o órgão em Mato Grosso do Sul havia recebido 52,91% das 418 mil declarações esperadas.

Devem declarar o IR neste ano os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado.

O prazo para entrega do documento termina em 30 de abril. A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo corresponde a 20% do imposto devido.

As restituições começarão a ser pagas em junho e seguem até dezembro para os contribuintes cujas declarações não caíram na malha fina. Os valores são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia (taxa Selic), atualmente em 6,5% ao ano.

Como declarar

Para acertar as contas com o leão, o contribuinte deve baixar o programa gerador do IR. Também pode declarar por meio de “tablets” ou “smartphones”. Nesse caso, deve buscar os aplicativos nas lojas virtuais. A entrega pode ser feita, ainda, na página do próprio Fisco, no formato “online” – com certificado digital.

O contribuinte pode importar dados de 2018 para facilitar a declaração, o que deve ser feito logo no início do preenchimento. No caso de a última declaração ter sido retificada, é preciso substituir pelo número do recibo da última retificadora online.

O Receitanet (programa para o envio da declaração) foi incorporado ao programa do IR 2019, não sendo necessária sua instalação em separado. A Receita informa, porém, que o serviço de recepção de declarações não funciona no período entre 0h e 4h da manhã (horário de MS).

Marcello Casal JrAgência Brasil

Fale com a Redação