22.8 C
Campo Grande
terça-feira, 16 de abril, 2024
spot_img

Pescadores tentam afundar embarcação e fogem de abordagem

Eles estavam em uma embarcação usando toucas ninjas para não serem identificados

19/01/2019 14h26
Por: Redação

Equipe do setor de inteligência da Polícia Militar Ambiental (PMA) em São Gabriel do Oeste, flagrou ontem (19), pescadores em uma embarcação usando toucas ninjas, realizando pesca predatória no rio Coxim, durante o período de piracema.

De acordo com a PMA, a equipe estava no rio, na região conhecida como Pesqueiro Dedé, realizando levantamentos sobre denúncias de pesca irregular, quando avistaram dois pescadores presticando a pesca com petrecho proibido – João-bobos.

Mesmo a equipe estando descaracterizada – sem uso de fardas – os infratores reconheceram os policiais militares e imediatamente navegaram com a embarcação para a margem do rio e empreenderam fuga.

Durante o deslocamento para a margem do rio Coxim, ele lançaram peixes e uma saca, que não foi encontrada, mas que estaria com redes de pesca (petrecho proibido). Também, tentaram afundar a embarcação, para não deixar vestígios que pudessem identificá-los.

A equipe conseguiu resgatar a embarcação, o motor de popa de 40 HPs e 20 boias, conhecidas como João-bobo, além de um aparelho de celular pertencente aos infratores.

Segundo a PMA, diligências foram efetuadas pela região, porém, mesmo com apoio de outra equipe da viatura, não foi possível prender os criminosos. Porém, mesmo estando utilizando toucas ninjas, os pescadores já estão sendo identificados, devido à apreensão do aparelho de celular e o motor de popa.

Eles responderão por crime ambiental de pesca predatória. A pena para o crime é de um a três anos de detenção. Também receberão multa administrativa de R$ 5 mil cada um.

O comando da PMA, informou que continuará com a fiscalização preventiva durante esta piracema, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente com uso desses tipos de petrechos ilegais que têm alto poder de captura.

Pescadores tentam afundar embarcação e fogem de abordagem

Fale com a Redação