22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Polícia prende hacker que estava foragido da Operação Omertà

21/11/2019 07h37
Por: Redação

A Polícia Civil de Santa Catarina (SC) capturou na tarde de ontem (20), em Joinville, um homem que estava foragido da Justiça do Mato Grosso do Sul. Ele tem prisão temporária decretada na Operação Omertá, que apura suspeita de organização criminosa, de grupo de extermínio e de milícia armada.

Eurico dos Santos Mota foi preso por volta das 17 horas, no bairro Boehmerwald, no momento que estaria tentando fugir do local em que estava escondido. Os policiais chegaram até o hacker, depois que a Polícia Civil do estado repassou informações aos policiais de SC.

Participaram da prisão do hacker, policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.

Segundo a força-tarefa, responsável pela operação, informou que Eurico foi contratado pela organização criminosa para seguir os passos do do capitão da Polícia Militar, conhecido como “PX”, que culminou com a morte do filho por engano.

Em depoimento à época das apurações iniciais, o hacker disse que foi procurado por José Moreira Freires, o Zezinho, e Juanil Miranda Lima, pistoleiros da milícia, para que levantasse ‘em tempo real’, a localização de “PX”, por meio de hackeamento e rastreamento eletrônico.

Eurico ainda relatou que foi contrato depois de publicar um anúncio oferecendo serviços de formatação de computadores e também de detetive. Como não sabia um jeito de rastrear a vítima em tempo real, pediu em um grupo de hackers e recebeu ajuda e outro Estado.

A solução encontrada por ele foi se passar por mulher e tentar marcar um encontro com alvo para coletar o maior número possível de informações.

O capitão, no entanto, não apareceu e acabou descobrindo pelo próprio hacker a verdade sobre o contato e a tentativa de emboscada. Caso tivesse aparecido, morreria cerca de um mês antes da execução do filho.

whatsapp

Fale com a Redação