21.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Corumbá terá seção de votação para escolha de presidente da Bolívia no domingo

Cerca de 4 mil bolivianos moram na cidade sul-mato-grossense

18/10/2019 19h56
Por: Redação

Neste domingo (20), a Bolívia terá eleições para a escolha de presidente, vice-presidente e para a renovação dos cargos legislativos (senadores e deputados). Em Corumbá, com cerca de 4 mil bolivianos residentes, haverá seção de votação na Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo, localizada na rua Major Gama, no Centro do município.

Apenas os bolivianos “empadronados”, ou seja, cadastrados, poderão computar o voto para presidente, vice-presidente, deputados e senadores. Há apenas 230 pessoas dos 4 mil moradores bolivianos, estão cadastradas para votar no local.

A maioria deve optar em atravessar a fronteira para votar na cidade de origem. O Brasil tem atualmente mais de 45 mil bolivianos aptos ao voto, que não é obrigatório.

A seção de votação estará aberta a partir das 8 horas, encerrando às 16 horas.

O atual presidente, Evo Morales, concorre ao quarto mandato consecutivo, com uma candidatura à reeleição questionada pela oposição.

Em fevereiro de 2016, Morales perdeu nas urnas um referendo sobre a possibilidade de reeleição. Os bolivianos votaram pelo “não”, com 51,3% dos votos. No entanto, uma decisão do Tribunal Constitucional, em 2017, habilitou Morales a seguir concorrendo à reeleição indefinidamente, alegando que é um direito humano o de “eleger e ser eleito”.

A oposição diz que Morales está desrespeitando o voto e a escolha dos cidadãos no referendo de 2016.

Pesquisas

Há dois candidatos fortes e em polos opostos na Bolívia. De um lado está Morales, do partido Movimento ao Socialismo, há 13 anos no poder. De outro lado está o ex-presidente Carlos Mesa, do partido Comunidad Ciudadana. Além deles, participam da disputa Óscar Ortiz, ex-senador, e Chi Hyun Chung, um pastor evangélico coreano-boliviano.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos aponta para uma vitória em primeiro turno de Morales, com cerca de 40% dos votos; contra 22% dos votos para Mesa. No caso de a votação ir a segundo turno, Morales receberia, de acordo com a pesquisa, 47% dos votos, contra 39% de Mesa.

Outra sondagem, realizada pela Universidad Mayor de San Andrés, prevê um primeiro turno mais apertado entre os candidatos, com 32% para Evo e 27% para Mesa. Neste caso, a votação iria a segundo turno.

Óscar Ortiz tem cerca de 10% dos votos e Chi Hyun Chung, 6%. Os indecisos são cerca de 8% dos votantes. A Bolívia nunca teve eleições em segundo turno.

Desde ontem (17), os candidatos não podem mais fazer atos de campanha.

Z1Portal/Reprodução

Fale com a Redação