23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Em MS, Mandetta reforça empenho por HRs de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas

19/10/2019 06h24
Por: Redação

Ontem (18), durante a inauguração da Casa da Saúde “Dr. Carlos Alberto Jurgielewicz”, em Campo Grande, o ministro Luiz Henrique Mandetta reforçou ação conjunta para obras de reforma do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), na Capital, e de construção e ativação dos hospitais regionais de Dourados e Três Lagoas.

“Eu e o governador Reinaldo Azambuja vamos arrumar o Hospital Regional (Campo Grande) que desde que inaugurou (1997) nunca passou por reforma. Vamos colocar ali uma condição boa de trabalho. Vamos fazer a primeira etapa do Hospital Regional de Dourados e o Hospital da Mulher, com 280 leitos. Vamos fazer o Hospital Regional de Três Lagoas e duas estruturas regionais menores no Estado, uma em Costa Rica e outra no Sudoeste. Vamos tirar do papel os projetos e deixar todo o MS arrumado”, anunciou.

As obras dos HRs de Dourados e Três Lagoas já estão em andamento. “Nos unimos para buscar melhorias e ficamos contentes por estarmos construindo hospitais, ampliando leitos e disponibilizando equipamentos para os hospitais citados e também para a Santa Casa de Corumbá. Além disso, vamos finalizar também o Hospital de Câncer de Campo Grande. Isso para nós extremamente relevante porque saúde é maior demanda da sociedade”, disse Reinaldo Azambuja, agradecendo a parceria nas 79 cidades de MS.

Antes de reiterar os investimentos em MS durante agenda em Campo Grande, o ministro da Saúde esteve em Dourados para liberar repasse de R$ 26,7 milhões para 35 municípios da região sul do Estado. Os recursos possibilitarão a ampliação da oferta de serviços na rede hospitalar de urgência e emergência, como realização de cirurgias, exames, atendimentos, habilitação de leitos, entre outros. O recurso contempla ainda a aquisição de equipamentos hospitalares, como ultrassom e raio X, além de incremento para atenção primária.

Casa da Saúde

A Coordenadoria Estadual de Assistência Farmacêutica Especializada, conhecida como Casa da Saúde, foi fundada em 1999. Desde então, tem se consolidado como uma importante estratégia para a garantia do acesso a medicamentos do SUS, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas. Dos 60 mil pacientes cadastrados, atualmente 35 mil estão ativos. “De janeiro a setembro atendeu 180 mil pessoas e distribuiu 7,5 milhões de unidades de medicamentos”, destacou o governador.

Para proporcionar melhores condições de atendimento à população, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) transferiu a unidade da Rua Bahia para o bairro Cabreúva, no prédio da antiga Escola Riachuelo. Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, no novo endereço a população tem mais dignidade no atendimento, rapidez e conforto. “Essa mudança era extremamente necessária diante da estrutura do local, o que atinge diretamente os serviços oferecidos ali. Temos mais espaço, mais comodidade e qualidade para os usuários”, disse.

Também participaram da inauguração do novo espaço os secretários estaduais Eduardo Riedel, Carlos Alberto de Assis e Pedro Chaves. Além deles, os deputados Luiz Ovando (federal) e Herculano Borges (estadual). Familiares do médico Carlos Alberto Jurgielewicz, homenageado (in memoriam), também marcaram presença no evento.

Em MS, Mandetta reforça empenho por HRs de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas

Fale com a Redação