23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Mandetta pode ser demitido por Bolsonaro nesta segunda-feira

Ex-ministro da Cidadania Osmar Terra é o mais cotado para assumir o cargo, segundo imprensa nacional.

06/04/2020 15h31
Por: Redação

Reportagens do O Globo e Veja trazem as notícias que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), pode ser demitido nesta segunda-feira (6), pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O ato oficial de exoneração de Mandetta estaria sendo preparado nesta tarde no Palácio do Planalto.

A expectativa é que a decisão seja publicada em edição extra do Diário Oficial da União após reunião do presidente com todos os ministros, entre eles Mandetta, convocada para as 17h. A informação sobre a exoneração de Mandetta foi confirmada por dois auxiliares do presidente da República ao O Globo.

O deputado federal Osmar Terra, ex-ministro da Cidadania, é o nome mais cotado para ocupar a pasta. A imunologista e oncologista Nise Yamaguchi, diretora do Instituto Avanços em Medicina, é outro nome forte para a vaga. Nise é a favor do confinamento vertical.

Osmar Terra almoçou com Bolsonaro, na companhia de quatro ministros que despacham do Palácio do Planalto nesta segunda, Walter Braga Netto (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

O diagnóstico entre auxiliares do presidente, trazido pelo O Globo, é que a permanência de Mandetta no cargo se tornou insustentável após uma série de críticas do presidente à sua atuação no enfrentamento à Covid-19. Ele foi acusado por Bolsonaro de falta de humildade, em entrevista na última quinta-feira, e contrariou o presidente ao defender o isolamento e o distanciamento social para combater a disseminação da Covid-19.

No domingo, Bolsonaro havia dito, sem citar nomes, que “algumas pessoas” do seu governo “de repente viraram estrelas e falam pelos cotovelos” e que ele não teria medo nem “pavor” de usar a caneta contra eles.

Mandetta vem negando que pediria demissão e disse que só sairia do governo por decisão do presidente. Na sexta-feira, após as críticas de Bolsonaro, afirmou que não iria “abandonar o paciente”.

A mais recente pesquisa Datafolha havia apontado que entre os brasileiros que declararam ter votado em Jair Bolsonaro no segundo turno da última corrida presidencial, 82% classificaram como ótimo ou bom o trabalho da pasta comandada pelo médico e deputado licenciado Mandetta (DEM).

Com informações O Globo e Veja

Mandetta pode ser demitido por Bolsonaro nesta segunda-feira

Fale com a Redação