21.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Projeto de Lei do deputado Jamilson pode reduzir valor de contas de água

02/04/2020 19h26
Por: Redação

Tramita na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Jamilson Name que permite a instalação de eliminador de ar na tubulação após os hidrômetros individuais ou coletivos do sistema de abastecimento de água em Mato Grosso do Sul. A medida tem o objetivo de impedir que o deslocamento de ar movimente o medidor do hidrômetro ocasionando cobrança pela passagem do ar e não somente pela água utilizada.

“O objetivo dessa proposta é fazer justiça social e que a cobrança seja apenas pela água consumida e não pelo ar que eventualmente pode passar dentro da tubulação. Há anos existe essa discussão sobre a cobrança pela passagem de ar pelo registro de água e várias pessoas conseguiram redução significativa do valor da conta após instalação do aparelho que elimina a passagem de ar”, afirma o deputado Jamilson.

Pela proposta, os consumidores podem adquirir o aparelho eliminador de ar, para instalação no encanamento apropriado nos hidrômetros. A instalação deverá ser feita pela empresa concessionária do serviço de abastecimento de água e esgoto para que não haja contaminação da água. O custo para a instalação será cobrado na conta de água após a execução desse serviço.

A utilização de eliminadores de ar é permitida por Lei em diversos municípios brasileiros. Em alguns casos, os equipamentos eliminadores de ar permitiram a redução em média de 30% do valor da conta de água, dependendo do índice de consumo. Porém, existem casos onde a redução do preço atingiu 80% no valor final. Já o preço do bloqueador no mercado varia entre R$ 20 e R$ 60.

 Luciana Nassar / ALEMS

Fale com a Redação