22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Prefeitura apura irregularidades do Consórcio Guaicurus e deve multar concessionária

O processo administrativo que está sendo realizado pela Agereg vai apurar se houve quebra das cláusulas contratuais

18/11/2019 17h05
Por: Redação

A Prefeitura de Campo Grande abriu dois processos administrativos para apurar as irregularidades cometidas pelo Consórcio Guaicurus na última sexta-feira (15). Um dos procedimentos está sendo feito pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e outro pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg).

O processo administrativo que está sendo realizado pela Agereg vai apurar se houve quebra das cláusulas contratuais, que impõe as obrigações contra o Consórcio Guaicurus, caso tenha havido algum descumprimento contratual vai ser aplicada multa.

Segundo a Agereg, a apuração é amparada na Lei n. 4584/2007, que dispõe sobre o Serviço de Transporte Coletivo Municipal de Passageiros em Campo Grande, prestado, diretamente pela concessionária com a prestação do serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários do serviço de transporte coletivos urbano de passageiros.

De acordo com relatos de manifestantes à imprensa, a concessionária não teria disponibilizado quantidade de veículos suficientes para atender a necessidade de deslocamentos dos usuários, descumprindo a finalidade do serviço público concedido.

Caso comprovado o exposto, fica caracterizada a infração da concessionária em relação ao contrato de concessão do serviço, cabendo multa de 5% sobre o valor da receita diária por dia de inadimplemento, cerca de R$ 22.976,67, considerando o valor médio da receita diária da concessionária é de R$ 459.533,40.

“Já com base nos equipamentos de georreferenciamento (GPS) instalados nos ônibus, o processo administrativo da Agetran verificou o que ocorreu com o ônibus da linha 072 (ônibus de nº 1262), que deveria chegar ao Terminal Morenão às 7h18, da sexta-feira (15)”, afirmou nota do município.

Conforme o equipamento, a Agereg informou que foi constatado que o ônibus parou de funcionar próximo ao Terminal Hércules Maymone às 7h09. Às 7h15, um ônibus reserva (ônibus de nº 1314) começou a circular para dar continuidade ao serviço de sistema integrado do transporte coletivo. Como o veículo deixou de funcionar próximo ao Terminal Hércules Maymone, as pessoas que estavam no ônibus foram encaminhadas para este terminal e seguiram viagem.

O ônibus reserva que foi acionado chegou ao local onde o outro veículo estava quebrado e ao invés de seguir para o Terminal Morenão, que seria o percurso programado, voltou para o Terminal Nova Bahia, por determinação do Consorcio Guaicurus. Omitindo assim, a chegada e saída previstas no Terminal Morenão.

A operação do sistema integrado do transporte coletivo voltou à normalidade às 7h53, com cerca de 35 minutos de atraso, já que a linha que quebrou deveria estar no local às 7h18.

Prefeitura apura irregularidades do Consórcio Guaicurus e deve multar concessionária

Fale com a Redação