30.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de abril, 2024
spot_img

Região Ouro Preto recebe força-tarefa contra o Aedes nesta sexta-feira

19/09/2019 17h12
Por: Redação

Mais de 70 servidores estarão mobilizados durante ação de combate ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – que será realizada nesta sexta-feira (20) na região do Bairro Ouro Preto, em Campo Grande. O trabalho faz parte da série de ações programadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) como medida preventiva para evitar o aumento dos casos das doenças provocadas pelo mosquito e atende reivindicação de lideranças comunitárias locais.

A ação envolve a equipe de Manejo Ambiental e agentes de endemias (ACEs) da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), além dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da área de abrangência.

Os agentes devem atuar na orientação dos moradores dos imóveis e no recolhimento de pneus, televisores, móveis, materiais de construção, entre outros materiais descartados irregularmente em terrenos baldios e às margens das vias.

O secretário municipal de Sáude, José Mauro Filho, lembra que as ações são extremamente importantes, mesmo com a redução significativa de casos de dengue no município.

“Estas ações são necessárias e devem ser constantes para evitar futuras epidemias. É preciso reforçar que neste momento é de fundamental importância a participação de todos para que a gente não sofra novamente. Se cada um fizer a sua parte nós certamente iremos ficar livre do mosquito e para isso não basta somente o Poder Público agir, é necessário o engajamento de todos”, disse..

Redução

Nos meses de maio, junho, julho e agosto, os casos de dengue tiveram um redução percentual acumulada de mais de 200% em Campo Grande, conforme análise do boletim epidemiológico divulgado na última semana pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) da SESAU.

Em maio,foram registrados 6.932 casos notificados de dengue, enquanto que em junho foram 2.262 notificações, o que representa uma redução de 67%. Nos meses seguintes, julho e agosto, as notificações caíram para 585 e 156, portanto houve uma redução de 74% e 73%, respectivamente, considerando mês a mês o que, no acumulado, ultrapassa 200%.

tem como foco a eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya .

Cidade Limpa

No dia 30 de setembro a região do Lageado vai receber mais uma edição do projeto Cidade Limpa. Uma parceria entre a SESAU e as secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Obras e Planurb que visa fazer o recolhimento de materiais inservíveis de grande volume, não passíveis de descarte na coleta seletiva.

Os bairros Jardim Noroeste, Centro-Oeste, Cidade Morena e Moreninhas receberam edições anteriores do projeto.

Região Ouro Preto recebe força-tarefa contra o Aedes nesta sexta-feira

Fale com a Redação