26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro completa 78 anos

Sub-titulo da matéria

03/08/2019 11h08
Por: Redação

A igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, completa 78 anos neste sábado (3). Construída no bairro Amambaí, a inauguração aconteceu no dia 3 de agosto de 1941. Mas a paróquia teve início dois anos antes, em 1939, fundada pelo então Bispo de Corumbá, Dom Vicente Priante, ficando sob os cuidados da Congregação do Santíssimo Redentor dos Missionários Redentoristas.

A igreja foi tombada, no 13 de julho de 2018, como patrimônio histórico do município. Conforme o documento do tombamento, o processo é justificado por seu valor histórico e arquitetônico.

Para comemorar os 78 anos da Igreja, o Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizará uma série de atividades.

Dentro das comemorações, hoje aconteceu o Casamento Comunitário de 34 casais. A celebração matrimonial coletiva é realizada pelo Santuário duas vezes ao ano. Ainda neste sábado, será a partilha do tradicional bolo gigante, após a missa solene dos 78 anos, às 19h.

Já no domingo (4) acontece a 1ª Corrida Perpétuo Socorro, com largada às 8h, em frente aos Santuário. As inscrições ainda podem ser efetuadas na secretaria do Santuário nesta sexta-feira e no sábado pela manhã e na loja Centauro do Shopping Norte Sul, neste sábado (3) até às 19h, onde estará acontecendo a distribuição dos kits.

Casamento Comunitário

Os casais participaram de encontros de formação com palestras sobre a importância do sacramento do matrimônio e receberam os sacramentos iniciais que não possuíam, como batismo, 1ª Eucaristia e Crisma.

Desde 2005, quando teve início a legitimação matrimonial realizada pelo Santuário, quase 700 casais já participaram da cerimônia.

78 anos de história

Os projetos originais da Igreja e da residência dos redentoristas nasceram juntos. Ambos são datados de 9 de novembro de 1939 e possuem Joaquim Teodoro de Faria como responsável técnico, que até mesmo foi nomeado prefeito de Campo Grande na década de 40, segundo o documento do processo de tombamento do Santuário como patrimônio histórico e cultural do município. Mas a construção da Igreja teve início em 1940, conforme a data entalhada na Pedra Fundamental, localizada a esquerda de quem entra no Santuário.

A arquitetura impressiona muitos devotos. É considerada uma das mais belas igrejas do Estado e os estudos arquitetônicos mostram que foi inspirada na Basílica de Santo Apolinário em Classe, localizada em Ravena (Itália).

A cor avermelhada da igreja é originária do material da Cidade Morena empregado na alvenaria. O brilho presente na edificação é devido a utilização de pó de mica, um dos três componentes do granito.

Naquele tempo, Campo Grande começava a se desenvolver ainda no Estado de Mato Grosso (Uno). Localizada a direita do córrego Segredo e próxima a linha ferroviária que por muito tempo esteve em atividade, a Igreja foi construída em meio ao conjunto militar.

Por isso é possível afirmar que o Santuário foi fundamental para o desenvolvimento do então pujante bairro Amambaí. A Avenida Afonso Pena ainda não possuía o prolongamento até a região. As ruas principais eram em torno da Cabeça de Boi.

No dia 10 de janeiro de 1999, o então Arcebispo de Campo Grande, Dom Vitorio Pavanello, publicou o decreto de elevação da Igreja a Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, motivado pelas tradicionais novenas que acontecem todas as quartas-feiras.

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ainda contribuiu para o surgimento de novas paróquias, como a Cristo Luz dos Povos (26/03/1967), Nossa Senhora Auxiliadora (30/05/1971), Nossa Senhora da Conceição Aparecida (08/12/1982), Cristo Bom Pastor (01/12/2000) e Santo Afonso Maria de Ligório (12/02/2011).

O Santuário passou a ter caráter Estadual com a publicação de dezembro de 2017 que tornou Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a Padroeira de MS.

Atualmente, o Santuário de Campo Grande é o que mais realiza novenas em todo o mundo, com 18 novenas, de hora em hora, a partir das 6h até às 23h, que reúne em média cerca de 25 mil pessoas.

Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro completa 78 anos

Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro completa 78 anos

Fale com a Redação