22.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Sessão termina sem solução para eleição da Mesa Diretora da Câmara de Dourados

Em sessão de cinco horas, oposição adia anulação de eleição da Mesa

11/12/2018 07h41
Por: Redação

Depois de mais de cinco horas e vários pedidos de vistas, mantendo discussões sobre projetos, a sessão ordinária de ontem (10), a bancada de oposição conseguiu ganhar mais tempo e adiou, pelo menos por alguns dias, a anulação do processo eleitoral da Mesa Diretora da Câmara de Dourados

Desta vez, a ‘manobra’ para se conseguir o tempo foi dos vereadores que fazem oposição ao governo Délia Razuk (PR). O grupo dos oito vereadores impediu a votação de dois requerimentos da base aliada, formada por nove vereadores.

A intenção da situação era colocar em votação dois requerimentos, um deles anulando o processo eleitoral e o outro, mudando o regimento interno para que ocorra troca de nomes a qualquer momento antes do pleito.

Porém, o regimento prevê que as sessões não podem ultrapassar as 23h10, não sendo possível a análise.

Hoje, duas chapas concorrem à Mesa Diretora da Câmara.

Uma composta pelos vereadores presos na Operação Cifra Negra Pedro Pepa (DEM) candidato a presidência e Cirilo Ramão (MDB), como segundo suplente – com Junior Rodrigues (PR) vice e Silas Zanata (PPS) primeiro secretário.

Já a outra tem Alan Guedes (DEM), Elias Ishy (PT), Sérgio Nogueira (PSDB) e Daniela Hall (PSD).

A base aliada tentou trocar os nomes dos presos, porém, o jurídico da Câmara de Dourados negou o parecer.

A Justiça então determinou que fosse realizada votação para mudança do regimento, porém, para que isso ocorresse, seria necessário maioria mínima na Casa, ou seja, 10 votos, o que os parlamentares da situação não possuem.

O grupo dos nove vereadores que compõem a base da prefeita ainda alega nulidade da eleição da Mesa, afirmando que a presidente da Câmara, Daniela Hall, teria ferido o regimento interno ao encerrar a última sessão extra, convocada para se votar o comando da Casa, sem marcar uma nova data.

Até o momento houve três tentativas de se definir os membros para o próximo biênio. Duas delas encerradas por falta de quórum e uma por determinação da Justiça.

Sessão da Câmara de Dourados foi encerrada às 23h10 sem votar requerimentos da base aliada da prefeita. Osvaldo Duarte/Ddos News

Fale com a Redação