Início Covid-19 Parecer técnico da Associação Comercial de Campo Grande diz que ‘Lockdown tem...

Parecer técnico da Associação Comercial de Campo Grande diz que ‘Lockdown tem efeito contrário’

Divulgação

Um parecer técnico elaborado pela ACICG (Associação Comercial de Campo Grande), analisou pesquisas internacionais e experiência de lockdown outros países, e apontou que o fechamento total do comércio durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), não resolve o problema do contágio e nem dos números de internações.

Segundo o economista-chefe da ACICG, Nomann Kallmus, a pesquisadora Ana Fernándes-Sesma, afirma que a Sars-Cov2 é semelhante a outros vírus e que existe a possibilidade de convivermos com a covid-19 durante anos.

A associação avalia que as duas semanas onde houve o ‘mini lockdown’ aos finais de semana foi “desastrosas” já que a ocupação nos leitos aumentaram. Normann, diz ainda que enquanto as lojas estavam com as portas abertas, “a política restritiva de mobilidade trouxe mortes”, avaliou.

Já o presidente da ACICG, Renato Paniago, disse que “a população não tem reserva para ficar em casa. As empresas não têm reserva para 90 dias” diz.

A expectativa agora é que o Dia dos Pais movimente a economia do comércio. “Vai tentar recuperar o prejuízo que já é muito grande para o Dia dos Pais”, diz o secretário da associação Roberto Oshiro.

O documento da ACICG já foi encaminhado para a prefeitura, Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual.

Sair da versão mobile