Início Cultura Prefeitura vai revitalizar Praça dos Imigrantes há 22 anos espaço público do...

Prefeitura vai revitalizar Praça dos Imigrantes há 22 anos espaço público do Artesanato

Depois de 22 anos, a Praça dos Imigrantes, localizada no quadrilátero formado pelas ruas Rui Barbosa, Barão Melgaço, Joaquim Murtinho e Rua dos Imigrantes, passará por uma completa revitalização.  Nesta sexta-feira (24) foi publicado o edital da licitação que estabelece a abertura  e habilitação das  propostas das empresas participantes no próximo dia 28 de julho. A previsão é que sejam investidos R$ 268.262,25  no logradouro de 3.006 metros quadrados, que desde o ano 2000 é um espaço público dedicado a comercialização de artesanatos, gerenciado pela Associação dos Artesãos. Foram colocados lixeiras na Rua Rui Barbosa. 

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), novo calçamento do piso, substituição da rede elétrica, reforma dos banheiros e construção de mais outros dois. Estão  previstas adequações  para acessibilidade  nas rampas para pessoas com necessidades especiais, projeto paisagístico , reforma dos bancos, reconstrução de muretas.  Será pintada a estrutura das 30 lojas onde 80 artesãos comercializam o que produzem. 

“Esta reforma chegou em boa hora. Acredito que vai ajudar a melhorar ainda mais o movimento e recuperar os dois anos de atividades interrompidas pela pandemia”, conta dona Regiane Ribeiro Rosa. Como parte do Reviva Mais Campo Grande, o entorno da praça foi recapeado (Rui Barbosa, Barão do Melgaço e Rua dos Imigrantes), as calçadas foram refeitas, a iluminação pública foi reforçada e houve o plantio de  árvores. 

Espaço histórico

 A Praça dos Imigrantes é palco da história de Campo Grande desde 1888, quando sediava casamentos, desfiles, e servia de estacionamento para carros de boi. Em 1912, a Praça recebeu a denominação de Costa Marque, em homenagem ao Governador do Estado que, pela primeira vez, visitava o povoado.

A primeira urbanização do seu local aconteceu da Administração Marcílio de Oliveira Lima (1955 – 1959). 

Com o passar dos anos, ficou conhecida como Praça dos Imigrantes, enaltecendo a dedicação e a obra de pessoas de todas as partes do mundo que escolheram Campo Grande para viver. Em 2000 a Praça foi totalmente revitalizada e adaptada para funcionar também como Feira dos Artesãos.

Toda área de 3066,45 m² recebeu novo piso, paisagismo, iluminação e diversos equipamentos para uso coletivo, bancos, palco, sanitários e pátio para convívio.

A Praça ganhou dois painéis: o Mosaico de Márcia Gomes, contém escritas em japonês e árabe, retrata símbolos da história integrados às bandeiras de Portugal, Espanha, Bolívia, Itália e Paraguai.

No local pode ser encontrado o mais variado tipo de artesanato e trabalhos manuais, tais como: cerâmica, couro, arte indígena, arte em mosaico, trabalhos em biscuit, madeira, tecelagem, bordados e pinturas diversas, bijuterias, licor de pequi entre outros. Funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas e aos sábados até o meio-dia.

A praça tem lanchonete e estacionamento para ônibus de turismo. Toda quinta-feira  acontece uma apresentação musical promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Sair da versão mobile