Início Notícias Presidente da Famasul acompanha Tereza Cristina em agenda de impactos da estiagem...

Presidente da Famasul acompanha Tereza Cristina em agenda de impactos da estiagem no MS

Reunião com lideranças do agro e produtores rurais do estado, no município de Naviraí. (Foto: Divulgação/Famasul)

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, acompanhado da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, cumprem agenda, para analisar a situação da seca e estiagem no Mato Grosso do Sul. Reuniões com lideranças do agro e produtores rurais do estado, no município de Naviraí, foram realizadas nesta quinta-feira (13). O encontro aconteceu na sede da Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense), após as autoridades percorrerem lavouras de soja atingidas pela falta de chuva na região.

A agenda faz parte de uma série de visitas que a ministra realiza para verificar a situação de produtores rurais que foram prejudicados pela seca nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

 “Agradeço a presença dos produtores rurais, pois esta agenda tem o objetivo principal de ouvir vocês e as “dores” em cada região, para encontrarmos as melhores soluções. Importante destacar que a seca provoca impacto nas mais diversas cadeias produtivas, como agricultura, suinocultura, pecuária de corte e até mesmo apicultura”, ressaltou Bertoni. 

Presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni. (Foto: Divulgação/Famasul)


“Estamos aqui para ouvir vocês. É muito importante levarmos dados de cada região, para que possamos sentar com o Banco Central, Ministério da Economia, Banco do Brasil e outros bancos para definir as medidas. Nós queremos celeridade para o produtor saber o que pode fazer e o que pode produzir”, disse a ministra. 

“Crise a gente resolve na mesa. Temos que ter tranquilidade e o Governo do Estado vai se mobilizar junto à toda a sua equipe, para dar suporte no que for preciso”, disse o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel. 

“A visita é fundamental para sensibilizar o governo federal nas questões referentes ao pagamento do seguro rural e renegociação de dívidas dos produtores”, disse Jaime Verruck, titular da Semagro.
Na pauta, o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, apresentou informações sobre a situação das lavouras de todo o estado.

Participaram o presidente do Conselho de administração da Copasul, Gervásio kamitani, a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, e presidente e representantes de sindicatos rurais de Naviraí, Anaurilândia, Eldorado, Itaporã, Laguna Carapã, Ponta Porã, Tacuru, Dourados, Ivinhema e Nova Andradina.

Verificação in loco – Antes da reunião na Copasul, a ministra, acompanhada de Bertoni, do secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Bastos; do subsecretário de Política Agrícola do Ministério da Economia, Rogério Boueri; do chefe do Departamento de Crédito Rural e Proagro do Banco Central, Cláudio Filgueiras; e do diretor de Agronegócio do Banco do Brasil, Antônio Carlos Wagner Chiarello, sobrevoou e percorreu via terrestre, a região de Ponta Porã e Naviraí.

Decreto de estiagem – A agenda aconteceu uma semana após o governo de MS decretar de emergência por estiagem, medida tomada em atendimento à solicitação da Famasul, durante uma reunião com lideranças políticas e representantes do setor agropecuário. O documento, válido por 180 dias, possibilita que produtores rurais afetados nos 79 municípios do estado acionem seguros e dialoguem com as instituições financeiras.

Sair da versão mobile