Início Campo Grande Programa de qualidade atesta segurança alimentar de produtores de MS

Programa de qualidade atesta segurança alimentar de produtores de MS

A”Qualidade Agro 5S” aprimora segurança alimentar em propriedades no Mato Grosso do Sul

15/04/2020 10h20
Da redação com informações da assessoria

O mercado consumidor, que já é exigente, passa a dar ainda mais atenção para a segurança alimentar em tempos de pandemia. A limpeza do local de trabalho, por exemplo, é sinônimo de qualidade. Por isso, iniciativas como o programa Qualidade Agro 5S, desenvolvido pelo Senar/MS, estão fazendo a diferença nos resultados das propriedades do estado. Esse é o tema da editoria ‘Educação no Campo’ desta quarta-feira (15).

A principal relação entre produtor rural e mercado consumidor está na qualidade da entrega e nos compromissos estabelecidos, garantindo que os produtos de fato sejam sustentáveis, cumprindo os critérios necessários. Todos esses pontos integram os cinco sensos do programa do Senar/MS.

“O ideal é que o ambiente esteja limpo, pintado, organizado e bem iluminado. Isso inclui uma boa limpeza na parte interna para retirar resíduos e evitar a entrada de animais peçonhentos, além de permitir uma melhor visualização do local, identificando algo que possa ser melhorado ou retirado. Este item está diretamente ligado à saúde e higiene, detalhes que trarão reflexos no produto final”, comenta o instrutor Volmir Meneguzzo.

Auxiliar o produtor rural na organização do empreendimento, na evolução dos ganhos e na sustentabilidade são os principais focos do programa. “A iniciativa orienta e sensibiliza produtores e trabalhadores rurais quanto à relevância das políticas de qualidade e à importância de estruturar os cinco sensos. O programa é fundamental na melhoria da qualidade de qualquer atividade agropecuária”, explica a coordenadora do programa, Pauline Cury.

Entre os resultados obtidos nas propriedades estão otimização do tempo, redução de custos, menos desperdício, melhoria do bem-estar e da segurança no trabalho e aumento na qualidade dos produtos, itens indispensáveis durante a pandemia da Covid-19.

A higiene é um dos quesitos propostos pelo Qualidade Agro 5S. “A limpeza e desinfecção das instalações fazem com que os animais sejam seguros sanitariamente; os funcionários incorporam a autodisciplina e responsabilidade. O resultado é a segurança alimentar para o consumidor”, comenta a analista técnica, Fernanda de Oliveira.

Sair da versão mobile