Início Investimento Projeto ambiental de Selvíria participa de iniciativa que trata de inovações em...

Projeto ambiental de Selvíria participa de iniciativa que trata de inovações em turismo sustentável

Com total apoio da Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo, o projeto ‘Adote uma Nascente’, que trata da recuperação de nascentes no município, participou da iniciativa da CTG Brasil e Ashoka Brasil, ‘Trilhando a transformação: Desafio de Inovações em Turismo Sustentável’.

O desafio, que teve sua final em dezembro, vai apoiar os três projetos vencedores com recursos financeiros, mentoria e mapeamento de tendências, no momento em que o setor do turismo precisa se reinventar diante da pandemia.

Foram 197 projetos inscritos em todo o país, dentre eles, o de Selvíria, que esteve entre os sete inscritos de todo o Estado.

A final do evento, que foi transmitida virtualmente, nas redes sociais das duas empresas, também foi palco do lançamento do Mapeamento de Inovações em Turismo Sustentável, que reúne experiências e aponta tendências e perspectivas para o setor de turismo no Brasil.

Com sua participação, o projeto ‘Adote uma Nascente’, conquistou certificação. 

“Participar de uma iniciativa como esta, nos mostra o quanto é válido atuarmos cada vez mais no turismo sustentável. É agirmos agora, prezando pelo futuro. Parabéns aos idealizadores, e a todos os 197 projetos inscritos”, disse Valticinez Barbosa Santiago, autor e coordenador do projeto ‘Adote uma Nascente’.

Fomento a Agricultura Rural 

Também está sendo preparada pela equipe da pasta, uma iniciativa para fomento da agricultura familiar, através da visitação do projeto nos assentamentos. Denominada “Busão das Nascentes”, a visitação das pessoas nas nascentes, incrementando desta forma, a economia local.

Projeto destaque

O projeto já foi apresentado em um grande evento, em Manaus-AM, levando o nome do município a nível nacional e visa a recuperação de nascentes situadas principalmente nos assentamentos de Selvíria. Também recebeu R$ 180 mil do Funles (Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados), gerido pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), para aquisição de veículo. ]

Também foi destaque no “Prêmio Gestor do Ano em Boas Práticas na Gestão Pública – Edição 2019”, em São Paulo, que visa reconhecer e premiar os municípios brasileiros, bem como chefes do Poder Executivo, que desenvolveram boas práticas de gestão baseadas nos princípios da transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social.

Resultados

Desde o seu lançamento, em dezembro de 2019, o projeto já recuperou mais de 15 nascentes em assentamentos e em propriedades rurais em Selvíria, e tem a meta de recuperar grande parte delas em curto prazo de tempo.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, a perspectiva é de até meados de 2021, recuperar mais de 80% das cerca de 150 nascentes cadastradas.

Sair da versão mobile