Leitura

UEMS inicia clube de leitura sobre Relações Étnico-Raciais e Gênero

 

10/07/2019 19h14
Por: Assessoria

 
Foto: MS Gov Foto: MS Gov

Nesta semana foram iniciados os encontros do CLIREOS (Clube de Leitura: Educação para as Relações Étnico-Raciais e Gênero: Indígenas, Africanidades E Africanismos), um projeto de ensino e extensão coordenado pela professora doutora Maria de Lourdes Silva que ocorrerá uma vez ao mês, com o objetivo de superar os equívocos e lacunas existentes com referência as abordagens mais qualificadas das complexas relações étnico-raciais no Brasil e mundo.

O clube pretende desenvolver ideias para as compreensões da população africana tornada negra em territórios como as Américas. "Fomos procuradas por um grupo de alunas dos Cursos em Licenciaturas de Pedagogia e de Letras Espanhol da UEMS/CG para que realizássemos leituras sobre esta temática. Mas também acreditamos na extrema importância e relevância acadêmica em outra forma de enxergar o mundo e as experiências que o constitui", explica a professora Maria de Lourdes.

Ainda segundo a professora Maria de Lurdes, a proposta do Clube de Leitura de não se trata de mudar o enfoque epistemológico, ou desqualificar as formas que se apresentam as ciências, os aforismos, as construções teórico-metodológicas em vigência. A intenção é em ampliar as abordagens, oportunizando pensar produções de conhecimentos humanos esquecidos, negados, ofuscados, obliterados em processos civilizatórios reducionistas, que não nos permitiram aproximações com perspectivas latino-americanas, orientalistas, de alguns espaços europeus, e de maneira aguçada, com a cosmovisão indígena, africana e afro-brasileira.

O clube terá encontros uma vez ao mês e o calendário do segundo semestre será divulgado em breve. Os interessados em participar podem enviar e-mail para silvalou@uems.br.

Envie seu Comentário