Sorteio da Copa do Mundo 2026 será em 5 de dezembro; Brasil está no pote 1

11
(Fotos: Fifa)

Fifa define potes e procedimentos para os 12 grupos do Mundial com 48 seleções

A Fifa divulgou a divisão dos potes e os procedimentos que serão adotados no sorteio da Copa do Mundo 2026, marcado para o dia 5 de dezembro, a partir das 13h (horário de MS), no Centro de Artes Cênicas John F. Kennedy, em Washington, nos Estados Unidos. O evento, confirmado no na última terça-feira (25), definirá os confrontos da primeira fase da competição, que terá 48 seleções divididas em 12 grupos de quatro equipes cada, pela primeira vez na história do torneio.

O Brasil está confirmado no pote 1, ao lado dos três países-sede — Canadá, México e Estados Unidos — e das seleções mais bem ranqueadas do mundo: Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. A Fifa explicou que os anfitriões terão posições pré-definidas: o México será cabeça de chave do grupo A, o Canadá do grupo B e os Estados Unidos do grupo D.

As outras seleções classificadas foram distribuídas nos potes 2, 3 e 4 com base no ranking mundial masculino da Fifa, publicado em 19 de novembro. As duas vagas da repescagem intercontinental e as quatro da repescagem europeia também estão no pote 4, que será sorteado por último.

Sorteio da Copa do Mundo 2026 será em 5 de dezembro; Brasil está no pote 1

Cada grupo terá, em princípio, apenas uma equipe de cada confederação, exceto a UEFA, que terá até duas seleções por chave. Além disso, para equilibrar o torneio, as quatro seleções melhor ranqueadas (Espanha, Argentina, França e Inglaterra) foram posicionadas em caminhos opostos da tabela, garantindo que não se enfrentem antes da final, caso avancem em seus grupos.

Com o sorteio, as equipes conhecerão os adversários na busca pela glória máxima na primeira Copa do Mundo com 48 seleções, que começa em menos de 200 dias.