Início Notícias Taxa do lixo não terá reajuste em 2021 na Capital

Taxa do lixo não terá reajuste em 2021 na Capital

Projeto foi encaminhado pela prefeitura, para minimizar impactos da crise causada pela pandemia

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram, nesta quinta-feira (26), o projeto de lei de autoria do Executivo, que isenta de reajuste para o próximo ano, a Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares. Ainda, foi aprovada alteração do indicador financeiro para reajuste anual da taxa, passando a ter menor variação. 

O o objetivo do reajuste zero é minimizar os impactos da crise econômica agravada pela pandemia do coronavírus. No texto, prefeitura cita que “o projeto visa beneficiar todos os contribuintes, mas, principalmente, aqueles que foram prejudicados com a perda de suas receitas”.

A proposta altera o artigo 8º da Lei Complementar 308, de 28 de novembro de 2017, estabelecendo que o reajuste terá como base a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E). Anteriormente, esse aumento era baseado no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). Desta forma, o indicador passa a ter uma variação menor. Neste ano, até o momento, o IGP-M tem variação de 19%, contra 2,65 do IPCA-E. Outra alteração é para que o aumento não seja aplicado em 2021. 

Conforme a proposta, “a medida é mais uma das ações promovidas pelo município para minimizar os impactos da crise econômica, agravada pela pandemia do Covid-19”. Destaca ainda que “o projeto visa beneficiar todos os contribuintes, mas, principalmente, aqueles que foram prejudicados com a perda de suas receitas”. A proposta segue agora para sanção do prefeito. 

Sair da versão mobile