21.8 C
Campo Grande
terça-feira, 23 de abril, 2024
spot_img

TJMS realiza hoje webinário sobre violência de gênero

Nesta sexta-feira (10), às 16 horas (horário de MS), será realizado mais um encontro do 1º Webinário sobre Violência de Gênero do TJMS. Promovido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de MS, em parceria com a Escola Judicial (Ejud-MS), o webinário é realizado totalmente no formato online e o centro das discussões deste encontro é o objetivo nº 5 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o qual discorre sobre ações de enfrentamento para o fim da desigualdade de gênero.

Ao longo de duas horas, o evento, intitulado “Integração da Agenda 2030 ao Poder Judiciário: Estratégias de Comunicação e Mobilização” será coordenado pela conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Cristina Ziouva, e terá como palestrantes a também conselheira do CNJ, Maria Tereza Uille, e a assessora de comunicação e advocacy da ONU Mulheres Brasil, Isabel Clavelin.

A Agenda 2030 traz especificamente em seu objetivo nº 5 o alcance da igualdade de gênero e o empoderamento de todas mulheres e meninas, acabando com todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres, o que motivou a inclusão do tema no webinário.

A conselheira Maria Cristiana Ziouva é supervisora da Política Judiciária Nacional de enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Já a conselheira Maria Tereza Uille é coordenadora do comitê interinstitucional do CNJ que trata da integração do Poder Judiciário com a Agenda 2030 da ONU. Isabel Clavelin é jornalista e doutora em comunicação pela Universidade de Brasília (UnB).

Segundo a juíza Helena Alice Machado Coelho, que responde pela Coordenadoria da Mulher, esta ação inovadora no âmbito do Poder Judiciário sul-mato-grossense pretende resultar em efeitos significativos na promoção da igualdade de gênero nos espaços públicos e privados: “É a primeira vez que a Coordenadoria da Mulher realiza uma ação dessa magnitude, em razão dos participantes de reconhecimento nacional, e nossa intenção é trazer as pessoas para esse debate imprescindível, que certamente resultará em muitas reflexões”.

O evento será transmitido ao vivo, das 16 às 18 horas (horário MS) e terá certificado de participação. As inscrições podem ser preenchidas no link http://ejud.tjms.jus.br/webinariovd/,  mesmo link que permitirá assistir ao webinário. O certificado ficará condicionado ao preenchimento do formulário de presença que estará disponível no chat do YouTube durante a transmissão.

O primeiro encontro do webinário foi realizado na última sexta-feira (3) e tratou do Patriarcalismo Jurídico e Perspectiva de Gênero, coordenado pelo ministro Rogério Schietti Cruz (STJ), tendo como palestrantes o Des. Roger Raupp Rios, do TRF da 4ª Região, e a professora Ana Lúcia Sabadell, da Universidade de Lisboa.

Acesse o link https://youtu.be/R9WOTjAtUpE para assistir o evento do dia 3 de julho.

Saiba mais – O 1º Webinário sobre Violência de Gênero para discutir “Políticas e prestação jurisdicional sob a perspectiva de gênero” é uma realização do Tribunal de Justiça por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de MS, em parceria com a Escola Judicial (Ejud-MS).

A ação foi desenvolvida com o objetivo de disseminar conhecimento, criar espaços de debates e de trocas de experiências no atual contexto de isolamento social. Esta é a primeira vez que a Coordenadoria da Mulher realiza uma ação dessa magnitude, com a presenta de participantes de reconhecimento nacional no assunto.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação

Fale com a Redação