18.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Último dia para se inscrever na lista de espera do Sisu

Instituições de Mato Grosso do Sul disponibilizaram 4,2 mil vagas no programa

Os estudantes inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), da primeira edição de 2023, que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso, podem participar da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar dessa etapa vai até as 22h59 (de MS) desta quarta-feira (8). A convocação dos candidatos selecionados nessa última etapa do Sisu está prevista para ocorrer a partir de 13 de março.  

Ao manifestar interesse pela lista de espera, o candidato deverá indicar apenas um dos dois cursos, escolhidos anteriormente, para voltar a concorrer a uma vaga pelo Sisu.  Aqueles que tiverem sido aprovados na chamada regular, mesmo que não tenham realizado a matrícula na instituição, não poderão participar da lista de espera. 

As instituições que participam desta edição do Sisu devem divulgar, em suas páginas eletrônicas, na internet, a lista de espera, por curso, turno, local de oferta e modalidade de concorrência. O resultado da lista de espera também será publicado na página do Sisu, sendo que as convocações para preenchimento das vagas por meio da lista de espera são de exclusiva responsabilidade das instituições participantes. Os prazos e procedimentos dessas convocações são definidos em edital próprio de cada instituição de ensino. 

A matrícula ou o registro acadêmico dos selecionados por meio da lista de espera também estarão condicionados ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares, conforme previsto em edital. 

Matrícula 

Já os estudantes aprovados na chamada regular do Sisu também têm até esta quarta-feira (8) para efetuar a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados. As informações sobre a documentação exigida para a matrícula podem ser verificadas no Boletim Sisu, disponível no ambiente de inscrição do candidato, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.  

Há instituições que disponibilizam endereço eletrônico para o envio da documentação. As dicas de como acessar esse serviço, quando for o caso, também constam no Boletim.   

Nesta edição, foram oferecidas mais de 226 mil vagas para cursos de graduação em 128 instituições públicas participantes, 63 delas em universidades federais. Mais de 1 milhão de estudantes se inscreveram para esta edição do Sisu. Foram aprovados 210.640 candidatos. 

Instituições de Mato Grosso do Sul disponibilizaram 4,2 mil vagas no programa. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) ofertou 1.264 vagas em 64 cursos, sendo 708 vagas por ampla concorrência e 556 vagas para ações afirmativas. Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foram ofertadas 2.098 vagas distribuídas em 150 cursos em todos os câmpus e em cidades onde a Universidade possui polos de Educação a Distância (EaD). Já a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) ofereceu 924 vagas em 32 cursos, divididas entre ampla concorrência (454 vagas) e cotas sociais pela Lei nº 12.711/2012 (470 vagas).

Fale com a Redação