Início Cidades Com apoio do Pró Pantanal, técnicos são capacitados para aprimorar psicultura em...

Com apoio do Pró Pantanal, técnicos são capacitados para aprimorar psicultura em MS

Técnicos da Iagro participam de curso de capacitação em psicultura promovido com apoio do Pró Pantanal. Foto: Divulgação/Iagro (Foto; Sebrae-MS)

O aprimoramento no trabalho da psicultura em Mato Grosso do Sul está em andamento com a capacitação de 80 técnicos da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Essa ação está ocorrendo a partir do Pró Pantanal, iniciativa do Sebrae, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), a própria Iagro, além da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

O curso de capacitação em psicultura foi dividido em duas turmas, uma que está realizando atividades desde a segunda-feira (12) até esta sexta-feira (16) e outro grupo, que vai ter curso dos dias 19 a 23 de setembro. As aulas são teóricas e práticas.

O conteúdo envolve o panorama da psicultura no mundo e no Brasil; as principais espécies produzidas, regimes e sistemas de produção de peixes (que podem ser semi-intensivo, intensivo, superintensivo, viveiros, tanques-rede, barragens, etc); monitoramento e controle de parâmetros de qualidade da água de cultivo; boas práticas de manejo na despesca, biometria e classificação dos peixes; e sistema imune e estresse de peixes.

Em um segundo módulo, os técnicos estão sendo capacitados sobre causas de mortalidade em peixes e fatores contribuintes; principais enfermidades causadas por parasitos, bactérias e vírus; programa de vigilância epidemiológica, com métodos para monitorar o surgimento e avaliar prevalência e incidência de novas enfermidades nas plantas de produção.

Os palestrantes do curso são especialistas na área, como é o caso da bióloga doutora em aquicultura e professora da UEMS Cristiane Meldau de Campos; o doutor em medicina veterinária e professor da UFMS Carlos Eurico Fernandes; o doutor em zootecnia e professor da UFMS Jayme Povh; e o mestre em aquicultura e médico veterinário José Dias Neto.

A Iagro é responsável no Estado por atuar diretamente no Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos (PNSAA), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio da Portaria N º 573, de 4 de junho de 2003. Essa legislação é que regulamenta a produção de animais aquáticos no país. Já o Regulamento Técnico do PNSAA foi aprovado pela Instrução Normativa Nº 53, de 2 de julho de 2003, e padroniza as ações profiláticas, métodos de diagnósticos e o saneamento dos estabelecimentos de aquicultura.

O controle sanitário das propriedades rurais produtoras de animais aquáticos é realizado pela Iagro. A agência efetua o cadastramento e promove a vigilância sanitária nos núcleos de produção aquícolas. As ações em Defesa Sanitária na Aquicultura vão ao encontro para o desenvolvimento sustentável da atividade, com a visão no desenvolvimento do agronegócio do Estado.

Conforme a Semagro, Mato Grosso do Sul tem 1.338 produtores, 2.500 hectares de tanques escavados, 860 hectares desativados ou sem exploração comercial, 1.767 unidades de tanques rede; 28 produtores de alevinos e 102 estabelecimentos “pesque-pague”. No ano passado a produção ficou em 34.450 toneladas de tilápia em 1.950 toneladas de peixes nativos. Com diferentes ações para aprimorar esse mercado, há estimativa que a produção poderá ultrapassar as 62 mil toneladas até 2023.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

Sair da versão mobile