Início Política Deputado João Mattogrosso congratula UEMS pelo projeto Universidade da Maturidade

Deputado João Mattogrosso congratula UEMS pelo projeto Universidade da Maturidade

Moção de Congratulação foi entregue aos idealizadores da iniciativa que conta com a parceria da Universidade Federal do Tocantins (Foto: Melina Moraes/Assessoria de imprensa)

Lançado na última segunda-feira (20), o projeto Universidade da Maturidade (UMA) é uma parceria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Em reconhecimento à iniciativa, que oferece certificação em Educador Social do Envelhecimento Humano para pessoas com mais de 45 anos, o deputado estadual João Mattogrosso (PSDB) apresentou  moção de congratulação aos idealizadores.

A homenagem foi entregue pelo parlamentar ao reitor da UEMS, Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, Prof. Dr.ª Neila Barbosa Osório – Coordenadora do projeto Universidade da Maturidade – UMA da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e os coordenadores da UMA em MS, o Prof. Dr. Djanires Lageano Neto de Jesus e a técnica Katia Juliane Lopes de Oliveira.

O projeto tem o objetivo de desenvolver uma tecnologia social que se concentra na educação, empreendedorismo, saúde e bem-estar, esporte, lazer, cultura e turismo, promovendo assim um desenvolvimento integral que enfatiza a qualidade de vida e a cidadania da população idosa.

“É uma grande satisfação reconhecer uma iniciativa tão importante como é a Universidade da Maturidade, pois a valorização e inclusão de todos dentro do ambiente universitário é louvável e agregadora, além de servir de estímulo para que as pessoas continuem conquistando seus sonhos, independente da idade”, ressalta o deputado João Mattogrosso.

O parlamentar também lembra do recente caso de etarismo em uma Universidade de Bauru (SP), que se tornou uma pauta nacional. “A ampliação do debate e o enfrentamento às barreiras do preconceito para que pessoas adultas/idosas também tenham a liberdade de estar na Universidade é de suma importância. Acompanhamos a situação da mulher que foi vítima de uma situação claramente provocada pela ignorância e pensamento limitante cultivado em nossa sociedade de que apenas os mais jovens podem cursar o ensino superior. A verdade é que sempre é tempo”, declara.

As aulas da UMA serão ministradas por docentes e colaboradores da UEMS e da UFT que possuem experiência e qualificação acadêmica. Como programa de extensão, haverá uma dupla certificação, intitulada de “Educador Político-Social do Envelhecimento Humano”. Essa certificação poderá contribuir com o reingresso ao mercado de trabalho, como também possibilitar novos conhecimentos e experiências de vida.

A UMA vai funcionar na Unidade Universitária de Campo Grande, com aulas à tarde, nas segundas e quartas e, ainda, atividades integradoras nas sextas-feiras, com duração de 2 anos, de acordo com o Projeto Político Pedagógico. A aula inaugural aconteceu no dia 20 de março do corrente ano e contou com a presença da Prof. Dra. Neila Barbosa Osório (UFT/UMA).

Sair da versão mobile