Início Campo Grande Proposta quer proibir nomeação de autores de violência doméstica em MS

Proposta quer proibir nomeação de autores de violência doméstica em MS

Em 2018, 439 crianças receberam atendimento médico no Estado após sofrerem crimes de violência sexual

18/04/2019 09h20
Por: Dourados News

Para proibir que autores de violência contra a mulher, contra crianças e adolescentes e contra idosos sejam nomeados a cargos públicos, proposta, apresentada nesta quarta-feira (17), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), prevê mudança na Constituição do Estado. O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 02/2019 altera o parágrafo 9-A, do artigo 27, da Constituição.

Conforme o texto atual, é vedada a “designação para função de confiança ou a nomeação para emprego ou para cargo efetivo ou em comissão de pessoa que esteja em situação de inelegibilidade em razão de condenação ou punição de qualquer natureza”. A nova redação acrescenta, nessa proibição, condenado “por crime praticado com violência doméstica e familiar contra a mulher, igualmente aquele condenado por praticar ou concorrer para a prática de crime contra a dignidade sexual de criança ou de adolescente e crime praticado contra o idoso”.

A matéria, que seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Para dimensionar essa situação, são mencionadas algumas estatísticas de violação de direitos, entre as quais está as ocorrências contra crianças e adolescentes. Só em 2018, 439 crianças receberam atendimento médico no Estado após sofrerem crimes de violência sexual.

Sair da versão mobile