12ª Legislatura: Solenidade marca abertura dos trabalhos em 2026

18
Presidente Gerson Claro, quem comandou a solenidade, reafirmou compromisso com a democracia Foto: Wagner Guimarães

Os deputados estaduais se reuniram na manhã desta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), para a Sessão Solene de Instalação da 4ª Sessão Legislativa, que marca o último ano de trabalho da 12ª Legislatura. Os deputados estaduais foram recepcionados no saguão principal do Palácio Guaicurus, onde receberam o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), que, seguindo o rito protocolar, passou em revista à tropa da Polícia Militar (PMMS).

12ª Legislatura: Solenidade marca abertura dos trabalhos em 2026
Revista a tropa ocorreu no saguão Nelly Martins

Na sequência, após todos cantarem o hino nacional, servidores e autoridades acompanharam os trabalhos no Plenário Júlio Maia, pois devido ao tempo chuvoso não foi realizado o hasteamento das bandeiras. Compuseram a mesa, sob a presidência do deputado Gerson Claro (PP) pelo Poder Legislativo, o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eduardo Machado Rocha, representando o Poder Judiciário, o governador Riedel pelo Poder Executivo e ainda a procuradora-geral de Justiça adjunta, Nilza Gomes, e o general do Exército Alcides Valeriano de Faria Junior.

Agradecendo as presenças, o presidente Gerson Claro abriu a solenidade e, em cumprimento ao artigo 89 da Constituição Estadual, o governador Eduardo Riedel apresentou a mensagem do Executivo aos representantes do povo na Casa de Leis.

Ele iniciou exaltando o trabalho dos servidores que têm construído resultados importantes para o Estado, assim como os investimentos advindos do Governo Federal e das emendas da Bancada Federal de MS. À ALEMS destacou a parceria institucional contínua.

“Sem qualquer vaidade, sei que apresentamos resultados exemplares advindos do trabalho coletivo. Mérito de poucas gestões Brasil afora que conseguiram trabalhar com tanta harmonia entre os Poderes, com grau elevadíssimo de convergência. Essa Casa jamais faltou com nosso Governo, quando estava em jogo os interesses de Mato Grosso do Sul, com poderosa visão de futuro, que nasce da nossa capacidade de fazer, responsabilidade de corrigir e inconformismo com resultados já alcançados”, enalteceu.

Com o intuito de também de prestar contas, Riedel apresentou números positivos em diversas áreas, com destaque para a Educação, com a expansão de 62% das redes de ensino em tempo integral, o maior salário de professor concursado do Brasil, o 2º estado que mais avançou na alfabetização no tempo certo e com 45% dos alunos cursando cursos técnicos.

12ª Legislatura: Solenidade marca abertura dos trabalhos em 2026
Riedel agradeceu a relação harmônica entre os poderes 

“Na área da Saúde continuamos a regionalização, com quatro hospitais nas principais cidades, criando um cinturão de média complexidade. Na habitação foram 23 mil beneficiados. Em empregos, foram mais de 150 mil criados, estamos quase no pleno emprego. No saneamento básico hoje é o quarto no país, com 75% da rede e em 2028 seremos o primeiro com total cobertura”, estimou.

Riedel ainda destacou a atuação da Segurança Pública, os investimentos no campo social, meio ambiente e agronegócio. Disse em dois anos foram mais de R$ 80 bilhões em investimentos e o estado é referência em melhoria de qualidade de vida e oportunidades. Confira a mensagem na íntegra clicando aqui.

Seguindo o rito protocolar, Gerson Claro recebeu a mensagem. “Tomo com a devida consideração a exposição que fez sobre os negócios do Estado”, disse. O presidente reafirmou o compromisso com a democracia e disse que 2026 é um ano desafiador, por ser ano eleitoral, em que se aumenta o debate público. “A Assembleia já demonstrou maturidade política para separar o calendário eleitoral do seu dever institucional. Reforço a importância do diálogo. A democracia se fortalece quando o Parlamento atua com responsabilidade e equilíbrio e não vamos diminuir o ritmo”, ressaltou.