25.8 C
Campo Grande
domingo, 14 de setembro, 2025
spot_img

13 técnicos demitidos em apenas 15 rodadas do Brasileirão 2017

Publicado em 22/07/2017 10h22

13 técnicos demitidos em apenas 15 rodadas do Brasileirão 2017

Última rodada, que teve fim nesta quinta-feira, levou a incríveis quatro demissões. Troca-troca teve início logo na 2ª rodada.

Da redação

A Série A do campeonato brasileiro de futebol entra neste fim de semana na 16ª rodada, faltando ainda três para terminar o primeiro turno, e 13 técnicos já foram demitidos até esta sexta-feira: quatro deles caíram na 15ª rodada, disputada na quarta-feira (19) e quinta-feira (20) desta semana: Roger Machado, do Atlético Mineiro; Pachequinho, do Coritiba; Alexandre Gallo, do Vitória; e Doriva, do Atlético Goianiense.

Entre demissões e entrega de cargos, o ritmo do ano já “cola” no recorde de troca-troca registrado em 2016. Hoje, com as 13 mudanças de comando, a média é de um técnico caindo a cada 1,15 rodada. No Brasileirão do ano passado, em 38 rodadas, foram 32 técnicos demitidos: média de 1,18.

Quem puxou a fila no Brasileirão deste ano foi Ney Franco, que caiu logo na 2ª rodada. Substituição, é justo dizer, recorrente de resultados em outros torneios da temporada. Luxemburgo foi quem assumiu. Entre os destaques, menção honrosa ao Atlético-PR, Atlético-GO e Vitória, que tiveram duas trocas de comando.

Atlético-GO : 2 trocas

Na quarta rodada Marcelo Cabo entregou o cargo após quatro derrotas. Doriva foi quem assumiu, e comandou por 10 jogos: foram uma vitória, dois empates e sete derrotas – com um total de 16% de aproveitamento. Doriva caiu nesta 15ª rodada e ainda não tem substituto.

Atlético-MG: 1 troca

Roger Machado caiu após derrota para o Bahia, pela 15ª rodada. O técnico do Galo, que comandou o time sozinho por todo o início do Brasileiro, acumulou apenas 20 pontos e teve aproveitamento de 44,4%. Demitido, ele foi substituído por Rogério Micale.

Atlético-PR: 2 trocas

O Furacão começou com Paulo Autuori como técnico. Ele ficou no comando até a segunda rodada, quando assumiu um cargo na diretoria e abriu espaço para a chegada de Eduardo Baptista. Baptista durou só até a 12ª rodada, e foi substituído por Fabiano Soares.

Bahia: 1 troca

Na terceira rodada Guto Ferreira rodou do Bahia. Quem veio para substituir foi Jorginho, que mantém o cargo até hoje.

Chapecoense: 1 troca

Na 11ª rodada Vagner Mancini foi demitido pela diretoria da Chapecoense em uma das demissões mais contestadas do campeonato. Vinícius Eutrópio é o substituto.

Coritiba: 1 troca

Pachequinho começou o Brasileirão no comando do Coxa e foi o primeiro a cair nesta 15ª rodada. Foram cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas. Marcelo Oliveira foi o escolhido pela diretoria para assumir.

Santos: 1 troca

Com três derrotas em quatro jogos, Dorival não resistiu ao início ruim do Paixe no Brasileirão e caiu. Levir Culpi é quem comanda o time agora.

São Paulo: 1 troca

Ídolo incontestável da torcida, Rogério Ceni não vingou na nova função à fente do tricolor paulista. Na 11ª rodada, com o time na zona de rebaixamento, a diretoria anunciou a demissão e trouxe Dorival para o cargo.

Sport: 1 troca

Ney Franco, por resultados ruins no início da temporada, não durou no Campeonato Brasileiro. Caiu logo na segunda rodada e abriu espaço para a contratação de Vanderlei Luxemburgo.

Vitória: 2 trocas

Petkovic começou o Brasileirão no comando do Vitória, sempre avisando que não ficaria por muito tempo. Logo na quinta rodada Alexandre Gallo assumiu o elenco. Ele ficou por 10 rodadas no comando e caiu, também, após a 15ª rodada. O time ainda não tem substituto.

Com a realização da 16ª rodada, o número de demissões de treinadores brasileiros poderá aumentar, em caso de derrota ou até mesmo empate.

Os jogos programados:

Sábado

Vitória x Chapecoense e Flamengo x Coritiba

Domingo

Santos x Bahia

Fluminense x Corinthians

Sport x Palmeiras

Avaí x Cruzeiro

Atlético Mineiro x Vasco

Atlético Paranaense x Ponte Preta

Atlético Goianiense x Botafogo

Segunda-feira

São Paulo x Grêmio

Pachequinho não é mais técnico do Coritiba (Alexandre Loureiro/Getty Images)

Fale com a Redação