22.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 25 de agosto, 2025
spot_img

1º Concurso de Queijos do Estado reconhece melhores produções artesanais durante Ruraltur MS

Queijos que se destacaram em aspectos como sabor, textura, aparência e inovação foram reconhecidos pelo Sebrae/MS, na noite da sexta-feira (22), no palco Capivara Tank, na Feira Central de Campo Grande, durante a maior feira de turismo rural do Estado, a Ruraltur MS. A premiação do 1º Concurso de Queijos Artesanais Sul-mato-grossenses apresentou ao público os três melhores produtos em cinco categorias diferentes e ainda concedeu o troféu “Super Ouro” para o queijo mais bem avaliado dentre todos os primeiros lugares.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a iniciativa inédita veio para valorizar a qualidade do trabalho que começa na fazenda e alcança toda a sociedade. “Nós abrimos espaço para que o produtor mostre o que faz e, ao mesmo tempo, oferecemos capacitação para aprimorar ainda mais essa produção. É uma forma de dar visibilidade e apoiar quem está na base da nossa economia”, destacou.

1º Concurso de Queijos do Estado reconhece melhores produções artesanais durante Ruraltur MSQueijos artesanais inscritos no concurso são de diferentes tipos de massa e tempo de maturação.

Para o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Rogério Beretta, reconhecer a produção local é de suma importância para o fortalecimento das agroindústrias e cadeia leiteira.

“O Governo do Estado vem trabalhando muito forte na profissionalização do setor leiteiro. Isso começa na produção do leite e termina na produção dos derivados, como um queijo de qualidade. Então, tivemos a grata satisfação de ver aqui um concurso de queijo com cinco categorias, quando queijarias diferentes se destacaram. Isso demonstra que a gente tem uma variedade de laticínios produzindo um bom leite o que acarreta ainda mais na profissionalização da agroindústria e crescimento do setor”, expôs Beretta.

1º Concurso de Queijos do Estado reconhece melhores produções artesanais durante Ruraltur MSProdutos foram avaliados por uma comissão de especialistas que julgaram aspectos como sabor, textura e aparência.

Qualidade em destaque

A tradição e a dedicação à produção de queijos artesanais foram reconhecidas pelo concurso. De Paraíso das Águas, a queijaria “Queijo Brun”, com mais de 30 anos de história, foi a grande vencedora da disputa, sendo reconhecida com o prêmio “Super Ouro”. Além do título máximo, também conquistou outras três colocações expressivas: 1º e 2º lugar na categoria Massa Semi-Cozida e 2º lugar em Inovação Regional.

Para Silvana Brun, o reconhecimento é sinônimo de felicidade e dever cumprido. Após a morte do pai Álido Brun, que iniciou o negócio na década de 1990, Silvana deu continuidade ao legado dele com um trabalho de excelência. “Nós produzimos queijo há muitos anos no Estado, e essa produção é uma homenagem a alguém que já faleceu. Ganhar esse prêmio é premiá-lo também”, disse emocionada.

1º Concurso de Queijos do Estado reconhece melhores produções artesanais durante Ruraltur MSDiretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, e secretário executivo da Semadesc, Rogério Beretta, fizeram a entrega da premiação a Jussara Ferreira, proprietária da “Juma Queijos Artesanais”.

Outra queijaria reconhecida pelo concurso foi a “Juma Queijos Artesanais”, de Maracaju. O trabalho desenvolvido pela empreendedora Jussara Ferreira garantiu duas premiações: o 1º lugar na categoria Massa Filada e o 3º lugar em Inovação Regional. “É a primeira vez que participamos de uma competição de queijos e ser vencedora é uma honra. Fico muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho”, comemorou.

Conheça as queijarias que se destacaram no 1º Concurso de Queijos Artesanais de MS:

Prêmio Super Ouro: Queijo Brun

Categoria “Massa Crua Maturado” – 1° lugar: Cabeceira Limpa; 2° lugar: Santíssimo Di Latte

Categoria “Massa Semi Cozida” – 1° lugar: Queijo Brun; 2° lugar: Queijo Brun; 3° lugar: Laticínio Flor de Leite

Categoria “Massa Filada” – 1° lugar: Juma Queijos Artesanais; 2° lugar: Laticínio Flor de Leite; 3° lugar: Bella Búfala;

Categoria “Massa Crua e Meia Crua” – 1° lugar: Estância Shalon; 2° lugar: Santíssimo Di Latte; 3° lugar: Ussama Delícias da Roça

Inovação Regional – 1° lugar: Bella Búfala; 2° lugar: Queijo Brun; 3° lugar: Juma Queijos Artesanais

Mais informações sobre as ações promovidas pelo Sebrae/MS e parceiros para o fortalecimento das agroindústrias podem ser obtidas por meio do site ms.sebrae.com.br ou pelo número 0800 570 0800.

Fale com a Redação