O 3º Conecta Ribas começou mostrando claramente que o evento caiu nas graças da população, principalmente dos profissionais da área de educação. Realizado no Ginásio Municipal e Poliespoirtivo José Miguel Sanches Vigilato, o primeiro dia foi marcado palestras, apresentação das escolas, ações literárias e a apresentação da Banda Marcial Gilberto Fogaça.
A abertura do 3º Conecta Ribas foi marcada pela apresentação de ações que serão realizadas nas escolas e o incremento de novidades tecnológicas. O Secretário Municipal de Educação, Nizael Almeida, destacou a importância do crescimento do evento. “O primeiro foi tímido, o segundo com mais participação e este já começa fervoroso”, disse o Secretário.

Na questão tecnológica, Nizael Almeida apresentou novos equipamentos como displays interativos (ou telas digitais), além de mesas digitais brincantes. O Secretário explicou que os equipamentos já foram comprados e que todos os professores serão treinados antes de passarem novas formas de adquirir conhecimento para os alunos.
A Gerente Regional do Sebrae Costa Leste, Josi Signori, participou da abertura do 3º Conecta Ribas e disse que a educação do Município vive um momento de transformação, com reforma de escolas, criação de novas vagas, melhoria do processo de ensino e da primazia da merenda escolar, que ano passado foi eleita a melhor do Estado e este ano ficou entre as melhores. Pelo Poder Legislativo, a Vereadora Edervânia Malta participou da abertura do Conecta Ribas e se colocou à disposição da Prefeitura.
O Prefeito João Alfredo Danieze apresentou uma série de novidades para a área de educação. Ele citou a licitação para a compra de 5 ônibus para o transporte coletivo urbano gratuito, que será um ganho não só para os estudantes, mas para toda a população. O Prefeito disse, ainda, que as obras para a construção da creche Aquarela já vão começar e, em seguida, será a vez da Raio de Sol – todas com recursos da Prefeitura. As duas creches juntas abrirão mais 360 vagas.

Enquanto as creches não ficam prontas, as mães poderão usufruir do Programa Auxílio-Babá, que vai pagar R$ 800 por mês. “A ideia é fazer com que as mães não deixem de trabalhar e possam pagar uma babá. É um benefício de muita utilidade, mas quando não houver mais déficit de vagas, ele deixará de existir”, explicou o Prefeito, que anunciou – em primeira mão – a construção de uma nova escola estadual. Ele fez o pedido ao governador Eduardo Riedel, que aprovou a ideia. O Prefeito destacou que Ribas do Rio Pardo terá uma cozinha-piloto, para melhorar ainda mais a qualidade da merenda escolar.
