01/10/2015 07h30
7º BPM implanta policiamento “especial” na cidade de Anastácio
PMMS
O Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar de Aquidauana, tenente-coronel Marcos do Nascimento Silva, reuniu-se na tarde da última segunda-feira (28/9) com o primeiro-tenente Evandro Freire Ferraz, que é comandante do pelotão da PM de Anastácio, subunidade do 7º BPM; para traçar metas de prevenção e de ações comunitárias destinadas a atender a comunidade do “Conjunto Habitacional Cristo Rei”, pois apesar de ser um habitacional novo e recém-ocupado, ultimamente, tem figurado as páginas policiais dos jornais locais.
Conforme dados estatísticos de micro e macrorregiões previamente analisados, observa-se que em unidades habitacionais como Cristo Rei é comum a briga entre vizinhos, violência doméstica e bebedeira. Fatos de difícil prevenção já que ocorrem ou iniciam no interior das residências. Atentando para esse diferencial os comandantes do 7º BPM e o do Pelotão de Anastácio definiram que a melhor estratégia de prevenção seria a conscientização e visitação comunitária.
Na terça-feira (29), o tenente Ferraz e sua equipe iniciaram o trabalho comunitário, visitando algumas residências e conversando com os moradores sobre os problemas da comunidade. Visitaram também quem faz o comércio local e, além dos dados colhidos junto a essas pessoas, a equipe repassou dicas e orientações sobre segurança, maneiras e procedimentos que cooperam para o bom desempenho do serviço Policial Militar.
“Além das ações comunitárias, intensificamos as abordagens a pessoas, veículos e comércio e isso não será esporádico, será uma atividade diuturnamente desenvolvida pelas equipes da Polícia Militar de Anastácio. Esperamos diminuir os delitos que “nascem” no interior das residências, bem como temos interesse de que outros delitos não se instalem aqui. Forjamos uma meta que agrega o operacional e o comunitário, acreditando que isso possa trazer, no que tange à segurança pública, uma melhor qualidade de vida às pessoas dessa comunidade“ – disse o comandante da PM de Anastácio, tenente Ferraz.
O comandante do CPA-3 (Comando de Policiamento da Área-3, região Oeste do MS), coronel PM Evaldo Iahn Mazuy, desde a inauguração do Conjunto Habitacional Cristo Rei, está buscando recursos para a implantação de um posto policial na localidade, antecipando-se a possíveis criminosos que possam se instalar ali. Segundo o coronel Mazuy, mesmo nesse período difícil, a Polícia Militar vai lutar e buscar parcerias com a própria comunidade a fim de preservação da ordem pública no Cristo Rei e também para transmitir a sensação de segurança aos moradores daquela localidade.
“O posto policial aproximará ainda mais a Polícia Militar daquela comunidade. O policiamento comunitário é a principal forma de atuação policial, pois a parceria polícia e comunidade inibirá eficientemente o crime organizado.” – destacou o coronel Mazuy.
Assessoria de Comunicação Social do 7º BPM / CPA-3
