Autocine UFMS terá sessões no aniversário de Campo Grande

1128
Imagem aérea da primeira noite de Autocine, na UFMS. Ovo Filmes

Em celebração ao aniversário de 121 anos de Campo Grande o Autocine terá sessões às 18h e às 20h nesta quarta-feira, 26 de agosto. Serão exibidos “Beth e Betinha” e “A dama do rasqueado”, ambos dirigidos pela cineasta e coordenadora do Museu da Imagem e do Som (MIS), Marinete Pinheiro.

Autocine UFMS terá sessões no aniversário de Campo Grande

“Beth e Betinha” tem 18 minutos de duração e registra a história das “Princesinhas da fronteira”. “Elas formaram a primeira dupla feminina do sertanejo de Mato Grosso do Sul, estado que hoje é conhecido como originário de grandes expoentes do gênero”, informou a cineasta. O filme traz além de shows e apresentações, memórias da dupla, contadas com o bom humor característico.

Autocine UFMS terá sessões no aniversário de Campo Grande

Com uma hora e 15 minutos de duração, “A dama do rasqueado” traz a trajetória da precursora do gênero e componente da dupla que possui a maior discografia do estado. Delinha é considerada A Grande Dama de Mato Grosso do Sul, com mais de 50 anos dedicados à música. “Foi imensamente gratificante e desafiador desenvolver esse projeto. Foi meu primeiro trabalho depois que finalizei a escola de cinema, onde estudei direção de documentário, então a responsabilidade foi grande tanto por contar a história dessa grande mulher, quanto por toda a formação desenvolvida em três anos. A produção foi um processo bastante bacana, de encontro com a música de MS, contamos com a participação de diversos músicos e também de professores da UFMS que explicaram o que é o rasqueado, esse gênero genuinamente da fronteira”, disse.

Marinete Pinheiro contou que em ambos os filmes fugiu da narrativa linear. “Fiz essa opção e assim as pessoas vão descobrindo as histórias ao longo do processo.

Autocine UFMS terá sessões no aniversário de Campo Grande

A emoção de muitos filmes para nós é a empatia, é ter uma relação próxima com aquela história, com a personagem. Assim acredito que seja o caso com essas duas produções, porque trazem a música que escutamos no dia a dia e, mesmo as gerações mais novas se identificam porque já ouviram por meio de seus pais e avós. Fiquei muito feliz com essa exibição no dia do aniversário de Campo Grande e ainda mais neste espaço de história e memória que é o Autocine UFMS”, finalizou.

Lançamento de livro

No dia 25 de agosto, também no Autocine UFMS, às 19h, será realizado o lançamento do livro “A glória desta morena”, obra em homenagem a Maria da Glória Sá Rosa e organizada por Sylvia Cesco.

A professora Glorinha de Sá Rosa foi docente na UFMS e fez parte da Academia Sul-mato-grossense de Letras onde ocupava a cadeira de número 19. Em muito contribuiu para a educação e cultura de Mato Grosso do Sul. Entre outras realizações, fundou o Teatro Universitário Campo-grandense (TUC) e o Cine Clube de Campo Grande, dirigiu o Prata da Casa, projeto que promoveu tanto espetáculos de música ao vivo, quanto a edição de disco regionais; e atuou no poder público no Conselho Estadual de Cultura, na Secretaria de Cultura e Esportes e na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

“A glória desta morena” traz cinco textos inéditos da professora Maria da Glória Sá Rosa e outras publicações de 29 autores convidados. O lançamento será na modalidade drive-in.