Hoje é o Dia do Psicólogo(27), um profissional de extrema importância para a ajuda á saúde mental em tempos de pandemia. Essa data foi criada para conscientizar sobre o valor da profissão.
Essa data é celebrada pelos profissionais da saúde e comunidade em geral desde 1962, mas em 2016, a lei 13.407 oficializou o dia. De acordo com Conselho Federal de Psicologia (CFP), em dados de 2018, existem no Brasil, em média, 320 mil psicólogos, a maioria dos profissionais está concentrado na região Sudeste.
A psicologia tem capacidade de aconselhar pessoas no sentido psicológico, garantindo a saúde mental e o bem-estar dos indivíduos. Um atendimento humanizado é essencial tanto para pacientes quanto para os profissionais da saúde. Por isso, o papel da psicologia tem se mostrado importante.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) estabeleceu a possibilidade da atuação de psicólogos em emergência e desastres, situações clínicos, de assistência social e saúde pública. São várias as formas de atuação deste profissional, não se limitando somente ao atendimento físico, mas também no on-line. Nos atendimentos por meio da tecnologia da informação e comunicação, o psicólogo tendo cadastro prévio junto ao seu conselho CRP para poder atuar.Foi criado vários canais de atendimentos gratuitos , para ajudar as pessoas.
Bate papo com Keyth Gimenez
Conversamos com Keyth Gimenez de Barros, Psicóloga formada a 11 anos e psicoterapeuta a 6 anos que está preocupada com esse período de pandemia e pós-pandemia.Para ela a saúde mental se tornou algo fundamental e com esse período que estamos enfrentando sua preocupação é com o aumento da síndrome do pânico, quem já tinha algum tipo transtorno mental teve que se readequar.
Keyth da algumas dicas para ajudar as pessoas manter a saúde mental em tempos de pandemia.
Segue algumas as orientações:
1°-Criar uma rotina do que é possível ser feito.Como por exemplo horário para almoçar, se alimentar na hora certa, e se você trabalha em casa é muito importante estabelecer um local ou um cômodo da casa para trabalhar.
2°-Manter alguma atividade física, faça exercícios, se não tem espaço arraste os móveis.Cozinhar algo que goste, se viu uma receita vá lá e faça, use seu tempo.Ler um livro também é uma boa dica.
3°Auto cuidado.A população entra em pânico por conta das informações atualizadas constantemente principalmente pelas fake news. Então escolher só um meio de comunicação para se informar é muito importante, pois se a cada momento você vê um tipo de noticia isso vai gerando uma angustia e não precisamos ficar absorvendo coisa ruins a todo, pontua Keyth. Devido ao isolamento as pessoas estão impossibilitadas de se aproximar e se tocar,mas podemos nos aproximar das pessoas de uma outra forma. A tecnologia nos permite isso,faça uma chamada de vídeo para um amigo, um parente, converse uma meia hora.Não deixe para amanhã.
Outra coisa que preocupa bastante a psicóloga é que as pessoas estão com muita dificuldade em falar, elas precisam aprender a desabafar com amigos, se abrir com alguém. As pessoas precisam se conscientizar que não estão conseguindo enfrentar a pandemia sozinhas, ela alerta para buscar a ajuda de um profissional.
Se a ansiedade, a frustração, solidão ou qualquer outro sintoma emocional está presente no seu dia a dia, saiba que você não está sozinho. É dentro deste cenário que entra o trabalho do psicólogo.