31.8 C
Campo Grande
domingo, 17 de agosto, 2025
spot_img

Dez agências do INSS que reabrem nesta segunda em MS

Para ser atendido nas agências o segurado precisará fazer antes agendamento por meio do site, aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135

Após quase seis meses fechadas, algumas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) reabrem nesta segunda-feira (14). Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o retorno do atendimento presencial será gradual e seguro.

Em Mato Grosso do Sul existem 33 agências e apenas 10 estarão abertas amanhã, sendo três em Campo Grande. Dourados havia constado na lista mas acabou sendo retirada, devido as exigências previstas no plano de biossegurança, obrigando a prorrogação do retorno no local.

Além das três agências da Capital, foram autorizadas para a retomada dos atendimentos ao público agências de Caarapó, Três Lagoas, Nova Andradina, Mundo Novo, Aquidauana, Maracaju e Corumbá.

Mas para ser atendido presencialmente, é necessário realizar agendamento prévio. Para isso, o segurado deverá marcar hora pelo Meu INSS (gov.br/meuinss e aplicativo) ou telefone 135.

Estarão disponíveis para atendimento os serviços de avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Para evitar aglomeração dentro ou fora das agências, os segurados sem agendamento não serão atendidos, alerta o INSS.

Os serviços de perícia médica, no entanto, não estão inclusos neste primeiro momento, de acordo com o INSS.

As agências estão fechadas desde 24 de março por causa das medidas de restrição para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. O atendimento passou a ser feito apenas pelo site e aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Segundo a Secretaria Especial de Previdência, a reabertura considera as especificidades de cada uma das agências no país. A unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva para evitar a transmissão da covid-19.

Fale com a Redação