24.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 12 de novembro, 2025
spot_img

TSE aprova envio de forças federais para MS e mais seis estados

Mato Grosso do Sul pediu apoio das Forças Armadas para cinco municípios

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (27) o envio de tropas federais para garantir a segurança do primeiro turno das eleições em sete estados. Soldados das Forças Armadas serão enviados para localidades do Mato Grosso do Sul e mais seis estados federativos (Amazonas, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Acre e Tocantins). TSE aprova envio de forças federais para MS e mais seis estadosTSE aprova envio de forças federais para MS e mais seis estados

Os pedidos de envio de forças foram feitos pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) para garantir a normalidade da eleição. As 345 localidades que vão receber as tropas têm histórico de conflitos durante as eleições e baixo efetivo de policiais militares. 

Em Mato Grosso do Sul, são cinco municípios, todos localizados na faixa de fronteira com o Paraguai, conhecida pela violência derivada do crime organizada. Essa região também é palco de conflitos envolvido disputa de terras entre índios e fazendeiros. As cidades são Paranhos, Caarapó, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Ponta Porã.

No último dia 19, a Presidência da República editou decreto que autoriza o uso das Forças Armadas nas eleições de 2020. A normativa visa contribuir para a segurança do processo eleitoral, possibilitando o exercício livre do voto aos eleitores e a apuração adequada dos votos.

Nas eleições gerais de 2018, o TSE autorizou o envio de tropas para 510 municípios em 11 estados. Nas eleições municipais de 2016, foram 467 municípios de 14 estados.

Pandemia

Devido à pandemia de covid-19, o Congresso Nacional promulgou emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro. 

Os eleitores vão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Fale com a Redação