25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 21 de agosto, 2025
spot_img

Caravana da Saúde acaba, mas ações vão continuar em Campo Grande

30/05/2016 09h00

Caravana da Saúde acaba, mas ações vão continuar em Campo Grande

Procedimentos oftalmológicos e alguns exames serão feitos no HR.
Também terão continuidade as cirurgias eletivas

G1MS

As atividades da Caravana da Saúde terminam neste domingo (29) no centro de eventos Albano Franco, mas, por conta da grande procura e para zerar a fila de espera, diversos serviços como: consultas, exames e cirurgias oftalmológicas, assim como exames de endoscopia e colonoscopia terão continuidade a partir do dia 6 de junho no hospital regional Rosa Pedrossian (HR).

Segundo o coordenador da Caravana, médico Marcelo Mello, desde o dia 14 de maio quando foram iniciadas as atividades da mutirão, já foram realizadas 10 mil cirurgias oftalmológicas e a expectativa é que o número chegue a 15 mil com a continuidade dos atendimento no hospital regional.

Em relação as cirurgias eletivas, Mello revelou que foram feitos 100 procedimentos durante o tempo de permanência da estrutura da caravana no centro de eventos e a projeção é da execução de mais 4,1 mil com a sequência do trabalho em outros locais.

Essas cirurgias, conforme ele, serão realizadas em Campo Grande, cerca de 3,7 mil, em São Gabriel do Oeste e em Sidrolândia. O governo negocia parceria com diversas instituições de saúde para promovê-las. Na capital, já foi definido o hospital São Julião e estão sendo discutidas as possibilidades da Santa Casa, Hospital de Câncer Alfredo Abrão e Hospital do Pênfigo, também fazerem os procedimentos.

Em relação aos números finais da caravana em Campo Grande, o coordenador aponta que 100 mil pessoas passaram pelo centro de eventos e foram promovidos cerca de 80 mil atendimentos. Ele aponta que parte da estrutura segue para o hospital regional da cidade, onde serão feitos consultas, exames e cirurgias oftalmológicas e exames de endoscopia e colonoscopia.

O projeto, de acordo com ele, deve ser retomado no próximo ano pelo governo do estado, com reforço, em razão da grande demanda, nos atendimentos voltados para as áreas de ortopedia, angiologia e neurologia.

Grande número de pessoas procurou o centro de eventos Albano Franco no último dia da Caravana da Saúde (Foto: Flávia Galdiole/TV Morena)

Fale com a Redação