29.8 C
Campo Grande
domingo, 17 de agosto, 2025
spot_img

Professores de cursinho encontram reitor da UFMS para tirar dúvidas sobre vestibular

Preocupados com a forma de ingresso, eles buscaram informações para tranquilizar alunos

A mudança na forma de ingresso para a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) pegou os vestibulandos sul-mato-grossenses de surpresa. Até 2020, era possível ingressar nos cursos da maior universidade pública do Estado por meio do SISU (Sistema Único de Seleção), mas para o próximo ano letivo, essa opção foi suspensa. Preocupados com essa resolução e buscando tranquilizar seus alunos, os professores de cursinhos preparatórios Guilherme Vargas e Alexandre Goicocheia visitaram o reitor da UFMS Marcelo Turine.

A ideia era abordar o assunto e tirar dúvidas que os alunos tinham encaminhado aos professores. Acompanhado de Nilde Brum, diretora presidente da FAPEC (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e à Cultura), Turine explicou que a mudança no sistema de admissão foi uma resposta à pandemia, uma vez que a UFMS é uma das três universidades do país que mantiveram suas aulas e não atrasaram seus calendários. “Ele deixou claro também que o vestibular está confirmado para 29 de janeiro e somente por uma questão sanitária ocorrerá adiamento”, afirma o professor Guilherme Vargas.

Sobre as notas das redações, muito reclamada pelos alunos no vestibular do último ano Turine afirmou que em 2021 os alunos terão acesso em sua página de participante a suas notas atribuídas em cada uma das cinco competência exigidas. As notas vão de 0 a 200 em cada competência, totalizando 1000 pontos. Ele pontuou ainda que isso é uma inovação no quesito correção já que nenhuma universidade do país oferece tal informação.

Quanto ao grau de dificuldade colocado por muitos alunos, a UFMS não vê motivo para preocupação, uma vez que o processo cobra os assuntos que estão dentro do seu programa. “Portanto não esperem uma prova mais simples”, alerta o professor Guilherme. Para o professor, essa conversa com o reitor foi extremamente esclarecedora e acredita que seus alunos poderão colher bons frutos dessa atitude. “Acredito que é sempre importante esse diálogo entre Universidade e Comunidade para que juntos possamos construir uma sociedade mais forte e que possamos atender as demandas locais”, conclui. 

Dicas – Após essa conversa, Guilherme que é professor de Química há mais de XX anos e desde 2015 tem o canal “Química em Foco”, no YouTube, preparou uma série de recomendações aos alunos que prestarão o vestibular na UFMS. Uma de suas dicas fundamentais é que leiam e prestem bastante atenção ao edital de ingresso. “Assim como para outras provas e concursos, os editais funcionam como um guia do que pode ou não ser feito e, mais, traz inclusive indicações a respeito do conteúdo a ser cobrado na avaliação”, explica. 

Além disso, segundo o professor, é importante estar a par de informações como o tempo de duração de cada prova, para que o estudante possa começar a estudar e pensar em estratégias de como realizá-las da melhor maneira possível. “Mais do que dominar o conteúdo, é fundamental que o aluno saiba como organizar seu tempo na hora de fazer o vestibular. Como essa é uma situação nova, a atenção nisso deve ser redobrada. Uma boa dica é estudar refazendo provas de outros vestibulares de universidades que tenham o mesmo tempo de prova que o da UFMS. Isso ajuda a aprender a manejar o tempo e também deixa o aluno mais seguro quando sua hora chegar”, sugere.

O professor Guilherme inclusive realiza lives semanais em seu canal no YouTube todas as quartas-feiras, às 20 horas (horário de Brasília), realizando junto dos alunos questões dos principais vestibulares do país, uma ótima forma de aplicar o conteúdo e tirar dúvidas. “Acredito que esse tipo de experiência pode ajudar o aluno não só a entender melhor a disciplina mas também a aprender como é a dinâmica de uma prova de verdade, entendendo que, com foco e dedicação, mudanças como essa da forma de ingresso na UFMS podem ser tiradas de letra”, finaliza. 

Para conferir as aulas do professor Guilherme Vargas, basta acessar:

https://www.youtube.com/channel/UC17x1LZINMcgJRrbeZ-Lvow

ou ainda pelo site https://quimicaemfoco.com.br/ 

Fale com a Redação