Na manhã de hoje (7), em uma formatura no Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (Cefap), houve formatura simbólica de entrega do primeiro fardamento aos alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Mato grosso do Sul. Houve a participação do comandante geral da corporação, coronel Marcos Paulo Gimenez.

Desde os primeiros dias do mês de março de 2020, 410 civis iniciaram curso de formação da Instituição Militar. Nesse período, receberam as primeiras instruções acerca da atividade policial, para assim começarem a adquirir o conhecimento necessário da profissão.
O recebimento do primeiro fardamento é um marco na vida do policial militar, disse o comandante do Cefap, tenente coronel Marcelo Santos do Amaral.
“O que para a população em geral pode parecer um ‘bonezinho’ ou uma peça de roupa, o policial militar chama de cobertura e farda. Há quem possa pensar que nosso vestuário é apenas uma peça presente no regulamento de uniforme, mas sua história, significados e usos provam que não é só isso”, frisou.

Segundo a Polícia Militar, a cobertura, seja o gorro ou a boina é o cartão de entrada da identificação da instituição, enquanto o uniforme é um dos principais símbolos que representa a profissão militar. “Mais que um pedaço de tecido, a farda azul petróleo é a nossa identidade. Não é o apenas vesti-la, é ter a consciência que sua investidura, naquele momento, lhe acarretará vários deveres”, destacou tenente coronel Amaral.
Após uma madrugada de manobras e técnicas militares, os alunos soldados da PM foram recepcionados pelo comandante do Cefap e se posicionaram para o momento mais esperado, a entrega da farda. Confira vídeo, clicando aqui.

Pelas mãos do comandante geral da PM, coronel Marcos Paulo Gimenez; do chefe do Estado Maior Geral, coronel Nivaldo de Pádua Mello; do diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Airton Leonel Praeiro; do comandante do Cefap, tenente coronel Marcelo Santos do Amaral; e do pastor Leandro Leal, 403 alunos receberam o primeiro fardamento.
Na ocasião, as fardas foram abençoadas pelo pastor, num momento de muita emoção e espiritualidade.

O comandante geral da PM, dirigindo-se aos alunos soldados, destacou o dever de honrar e respeitar a farda. “A farda é imaterial, ela representa a alma da Instituição, que é muito maior do que quem a ostenta. Conclamamos a enaltecer, respeitar e honrar a farda que muitos veteranos envergaram, pois além do dever de justiça para todos os policiais militares, ao desonrar a farda você desonra todos os que a vestiram, a vestem e também aqueles que ainda a vestirão”, afirmou.
A partir do primeiro semestre de 2021, após a conclusão do curso, os novos soldados serão lotados em diversas unidades da PM espalhas pelo Estado.
“Haverá um aumento significativo de policiais militares nas ruas, proporcionando mais segurança e tranquilidade aos sul-mato-grossenses”, concluiu o comandante geral.











