27.8 C
Campo Grande
terça-feira, 4 de novembro, 2025
spot_img

Detran inicia curso de instrutor de trânsito começa nesta segunda-feira

Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) começa nesta segunda-feira (9), o curso de formação de instrutor de trânsito, em Campo Grande. O órgão de trânsito pretende colocar no mercado de trabalho 75 novos instrutores.

Formação será de segunda a sexta-feira, das 12h50 às 17h20, no período vespertino, e das 17h40 às 22h05, no noturno, e aos sábados das 8h às 12h25. Aulas de prática de direção veicular serão realizadas em sábados programados, das 7h30 às 11h15 e das 13h30 às 17h55, enquanto as de prática de ensino supervisionado serão no período vespertino e noturno.

Aulas teóricas e praticas somam 205 horas/aula. Dentre as disciplinas, os alunos estudaram legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania, mecânica para duas e quatro rodas.

De acordo com o coordenador da Escola Pública de Trânsito do Detran-MS, Marcos Brandão, os futuros instrutores também terão aulas voltadas para a parte do processo de ensino como didática, fundamentos da educação, psicologia aplicada e língua portuguesa.

Ao término do curso, o aluno será submetido a uma banca avaliativa e estágio, com a finalidade de ensinar como é na prática e qual a responsabilidade de um instrutor de trânsito para que o trânsito seja um ambiente seguro e acessível.

De acordo com a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho, esse curso é importante pois prepara os profissionais não apenas para o mercado de trabalho, mas para o ensino da segurança viária.

“Para fazer parte do trânsito enquanto condutor, não basta saber guiar. Essa é a parte mais fácil de todo o contexto! Precisamos saber que a responsabilidade é formar condutores conscientes com todo o cenário. O trânsito é composto por carros, motos, caminhões, bicicletas, pedestres e infinitas possibilidades. Para que possamos garantir a paz nesse ambiente e a segurança de todos, precisamos enxergar a Educação para o Trânsito como uma importante ferramenta”, finalizou.

Fale com a Redação