O objetivo é informar e conscientizar os homens sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata
Para alertar sobre os problemas do Câncer de Próstata, em 2003, na Austrália, foi estabelecido o 17 de novembro como dia mundial de combate à doença.
O Novembro Azul tem o objetivo de informar e conscientizar os homens sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o segundo carcinoma que mais afeta a vida dos brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.
No Brasil, a campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, e acontece durante todo o mês de Novembro com ações para promover consultas de prevenção/diagnóstico, exames de rotina e palestras para quebrar preconceitos ainda persistentes em relação ao assunto.
Obtenha mais informações detalhadas e tire dúvidas no site https://www.ladoaladopelavida.org.br/novembro-azul
Segundo o técnico de enfermagem da Sanesul, Alberth Rangel “Os principais sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Além disso, os fatores de riscos também são significativos no desenvolvimento da doença tais como o histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio) e a obesidade. Como prevenção, indica-se que mesmo na ausência de sintomas homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o assunto e, se necessário, o profissional indicará exames específicos para rastreio da doença”.
Como é feito o exame? O exame de próstata é feito pelo toque, acompanhado de exame de sangue, biópsia da glândula e ultrassom transretal. É indicado que os homens, a partir dos 45 anos, façam a análise anualmente mesmo sem a presença dos sintomas como forma de prevenção.
A Sanesul está sempre em alerta e preocupada com a saúde dos nossos funcionários. Com o cenário de pandemia causado pelo Coronavírus, não foi possível realizar os eventos presenciais com palestras e ações neste ano. Mas, trabalhamos pela conscientização online.
Lembre-se, a prevenção ainda é o melhor remédio!




















