34.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de agosto, 2025
spot_img

Comunidade japonesa é homenageada durante solenidade na Câmara

23/06/2016 06h25

Comunidade japonesa é homenageada durante solenidade na Câmara

CMCG

A Câmara Municipal realizou, na noite desta quarta-feira (22), Sessão Solene em comemoração Dia da Comunidade Japonesa no município de Campo Grande. Foram homenageados japoneses e seus descendentes em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade campo-grandense. A data foi instituída no município por meio da Lei nº 3.342/1997 como forma de reconhecer a importância da comunidade, que chegou a Capital há mais de 100 anos.

“Com grande estima, prestar uma homenagem à sociedade nipo-brasileira de Campo Grande. Neste ano, comemoramos o 108º ano da imigração japonesa no Brasil. Mais do que uma data a ser comemorada, será um ano de reflexões sobre esses anos que se passaram. Apesar do sofrimento, das dificuldades enfrentadas por nossos antepassados nas lavouras, nos trabalhos braçais e da desconfiança do povo brasileiro, ambos os países se beneficiaram com a imigração. Através desse espírito de luta, somos representantes ativos em vários setores da sociedade: medicina, engenharia, segurança, odontologia, sendo um pilar econômico do nosso Estado”, discursou Luis Alberto Sakai, que falou em nome dos homenageados.

A solenidade foi aberta com uma apresentação do grupo Seishun, fundado em 2008. O grupo representa a Associação Okinawa de Campo Grande e é composto por jovens praticantes do estilo Yosakoi Soran, que é um estilo moderno de dança japonesa com um ritmo enérgico e movimentos marcantes. Sob a coordenação de Saiuri Nakazato e Vinicius Barbosa, o grupo apresentou uma coreografia básica e tradicional do Yosakoi Soran, intitulada Yochorê.

A sessão solene também teve uma apresentação do grupo Sakura, representando a Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande. Eles ensinam dança e cultura japonesa para crianças a partir dos 2 anos idade e, sob coordenação da professora Andrea Miti, apresentaram a dança Aka Tsuki, hino que significa fascínio do luar.

O presidente da Associação Campo-grandense de Beisebol, Octacílio Sakai, disse em japonês que a comunidade deve transmitir os ensinamentos de seus antepassados aos mais jovens. “Temos que reforçar esses ensinamentos”, afirmou. “Agradeço a honra do reconhecimento a comunidade japonesa. É uma honra e um privilégio para mim estar aqui e participar desta solenidade. De uma comunidade de agricultores onde seus filhos eram vistos como caipiras, uma geração de pessoas conseguiu se formar capacitadas em todas as áreas”, continuou outro representante da comunidade, Tsuneo Shinzato, presidente da Associação Okinawa da Capital.

“Agradeço a iniciativa da Câmara em reconhecer, mais uma vez, a colônia japonesa. São 102 anos da colonização nipônica em Campo Grande. A relação entre Brasil e Japão merece ser comemorada sempre. Há mais de 100 anos, nossos pais deixaram descendentes e espalharam vigor e suor por onde passaram. É uma atitude de reconhecimento histórico com esse povo que tanto lutou e contribuiu para a formação desse país”, afirmou Acelino Nakazato, presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira,

Para o vereador Engenheiro Edson, a homenagem é uma reverência que a Câmara faz à comunidade japonesa. “Vocês são merecedores. Vocês se destacam e isso é mérito de vocês. Agradeço não só os vereadores, mas principalmente a comunidade que prestam esses serviços. Essa representatividade é uma honra pra mim. Tenham certeza que faço isso com muita dedicação”, agradeceu.

O vereador professor João Rocha, que desde jovem teve contato com a cultura japonesa por conta do judô, destacou o papel dos imigrantes na formação de nossa sociedade. “Estamos, na noite de hoje, celebrando e agradecendo. Celebrando princípios, valores, ética, determinação, vontade de vencer, e comemorando a contribuição que cada um dos imigrantes e seus descendentes têm dado, ajudando nossa Capital. Agradecendo cada um de vocês aqui presentes, que vêm fortalecer esse elo de união de uma sociedade que dá exemplo para o mundo. Da reconstrução rápida do país, recentemente quando aconteceu aquele tsunami. Exemplo de uma sociedade que pensa o coletivo, acima do indivíduo. Exemplo que precisa ser transmitido para toda uma cidade, um país, que é o verdadeiro espírito da coletividade. Aos 13 anos, tive a oportunidade de começar a conviver com essa cultura diferente para minha época, e soube absorver esse princípios e valores que vocês praticam e demonstram. Sintam o reconhecimento de cada um de nós, vereadores da Câmara, e o nosso respeito”, discursou.

Confira a lista de homenageados:

ALEX DO PT – LUCIANA GANIKO e VERA LÚCIA ARAKAKI GANIKO

AYRTON ARAÚJO DO PT – MÚCIO YOSHINORI MARINHO e PRISCILLA REIKO SOTOMA OKAMA

BETINHO – MARCELO THIN KOBAYASHI WUN e FÁBIO DA SILVA NAKAYA

CARLA STEPHANINI – VÍRGINIA ADANIA RICARTES GRANJA e SHIZÚ ADANIA

CARLÃO – SUMIKAZU NAGATA e MARCIO HIROAKI SAKAI

CAZUZA – ABELARDO HISSASHI MATIDA e AMELIA YONEKO UETI

CHIQUINHO TELLES – SATOKO JOBOJI e PAULO TADASSU OKAMURA

CORINGA – THIAGO SHINJI ISHIHATA e MARCOS MASSAMITI IMAOKA

Dr. CURY – MAÇANORI ODASHIRO e MAURO UEHARA

EDUARDO ROMERO – FELÍCIA MEGUME ITO e LUCIANO GONDA

ENGENHEIRO EDSON – TAKAHIRO NAKAMAE, IVONE MATAYOSHI e MARINA NOEKO MITSUYASU

FRANCISCO LUIS SACI – CLÁUDIO HIDEAKI KITAGUTI e FABIANA UESATO

GILMAR DA CRUZ – MARCIO MASAYOSHI SUZUKI e NOEMIA AZATO

HERCULANO BORGES – FÁBIO NAKAO ARASHIRO e DENIS CLEIBER MIYASHIRO CASTILHO

LUIZA RIBEIRO – CELSO KASUMI ARAKAKI e YOCI GUENKA

OTÁVIO TRAD – JORGE HIROSI MAEGAWA e REGINA IZUMI ITO YAMAZATO

PAULO SIUFI – ELISANDRA UESATO

PROFESSOR JOÃO ROCHA – TASTSUMI HADA, LUIS ALBERTO SAKAI, ELCIO TARAO SHIMABUKO e SETSU TANAKA

VANDERLEI CABELUDO – VIRGÍNIA MARIA MIYAHIRA NAKAZATO e REINALDO YOSHIRO NIZOBATA

CÂMARA MUNICIPAL – GILSON ISHIKAWA, KAZUMI NAKASSE, TEREZINHA LEIKO KIKUCHI, MARIA FUMI YAMASHIRO, NEIDE TATSUE YOSHIZUMI e PAULO AKIYAMA

Comunidade japonesa é homenageada durante solenidade na Câmara

Fale com a Redação