A Prefeitura de Dourados publicou decreto na publicado na tarde desta quarta-feira (18), em edição extra do Diário Oficial do Município, liberando a abertura de parques e realização de práticas esportivas na cidade. A reabertura será “gradativa” de parques públicos.
O decreto prevê reabertura gradual dos parques públicos e o retorno dos esportes individuais e coletivos com recomendações de medidas de biossegurança.
Entre as medidas que terão de ser seguidas nos parques públicos estão o uso obrigatório de máscaras durante todo o período de permanência no local, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas.
O decreto recomenda que pertencentes aos grupos de risco evitem visitações. “Não recomenda-se a utilização de academias e dispositivos de ginásticas coletivos, brinquedos e outros aparelhos de uso compartilhado devido a impossibilidade de higienização após o uso por cada indivíduo”, diz a normativa.
Práticas esportivas
Segundo o decreto, “os locais de prática de esportes deverão exibir em local visível na entrada as informações acerca da COVID-19 e das medidas de prevenção. Recomenda-se que se realize o registro diário de todos os usuários e colaboradores, informando os horários de entrada e saída dos locais de treinamento e competição, para controle, caso se verifique algum caso confirmado ou suspeito; recomenda-se que se verifique também no registro se tiveram contato com infectados e/ou pessoas com sintomas. Em caso positivo, deverão cumprir quarentena por 14 dias; recomenda-se que atletas, treinadores e oficiais de equipes estejam cientes das indicações encontradas nas diretrizes Médicas para Atletas, Equipes, Treinadores, oficiais técnicos e funcionários fornecidos pelas federações e confederações”.
Sobre competições, a prefeitura recomenda “que as reuniões e congressos técnicos sejam realizados através de plataformas virtuais, de modo a evitar aglomerações” e “que se reduza ao mínimo as equipes técnicas que acompanham os atletas e praticantes”.
Também é recomendado que os eventos esportivos não tenham a presença de público.
O decreto assinado pela prefeita Délia Razuk (sem partido) e pelo procurador Geral do município Jonathan Alves Pagnoncelli é datado de 17 de novembro de 2020, portanto, já esta em vigor.











