Um dos mais procurados do país, o ex-guarda municipal José Moreira Freires, conhecido como ‘Zezinho’, foi morto em confronto com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, na tarde desta segunda-feira (14). Ele era alvo da Operação Omertà e suspeito de ser autor das execuções do delegado aposentado Paulo Magalhães em 2013 e Matheus Coutinho Xavier, filho de Paulo Xavier, capitão da Polícia Militar, em 2019.
O confronto ocorreu com policiais da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado, na cidade de Macaíba, localizada a 270 km de Mossoró – onde fica o presídio federal em que presos Jamil Name e Jamil Name Filho, pai filho, apontados como lideres de uma organização criminosa e instalada em Campo Grande, segundo informações dos sites Midiamax e Campo Grande News.
Zezinho era acusado de participar da execução do delegado Paulo Magalhães, ocorrida em junho de 2013, na Rua Alagoas, em Campo Grande.
A ele também era atribuída a morte do estudante de direito Matheus Coutinho Xavier, assassinado a tiros por engano no ano passado, no lugar do pai, o ex-capitão da Polícia Militar Paulo Roberto Teixeira Xavier.