27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 31 de outubro, 2025
spot_img

Estudantes de escola da REE produzem documentário sobre as queimadas no Pantanal

Estudantes da EE Prof. Sílvio de Oliveira dos Santos, localizada no Bairro Aero Rancho, região sudoeste de Campo Grande, foram os personagens de um documentário produzido neste final de ano, com o tema: “Por que queima meu Pantanal?”. O vídeo foi realizado pelos alunos do 1º ano do Curso Técnico em Atendente Jurídico, integrado ao ensino médio.

Estudantes de escola da REE produzem documentário sobre as queimadas no Pantanal

Durante mais de dois meses, 35 alunos estiveram envolvidos na produção, desde a escrita da proposta até a gravação das imagens utilizadas. O ponto de ignição foi o significativo aumento das queimadas no município de Campo Grande e no Pantanal sul-mato-grossense, bem como em todo o território nacional.

Fruto do trabalho realizado pela equipe, o documentário interdisciplinar tem duração de 10 minutos – está disponível na página da EE no Facebook – e contemplou as notas dos estudantes para o 4º bimestre. O projeto visou abordar a promoção de conhecimento e um chamado à responsabilidade socioambiental, a fim de estimular a participação da comunidade escolar, bem como da comunidade, para minimizar os efeitos das queimadas em todo o Estado.

Produção

Foram dois meses e meio de desenvolvimento do documentário, divididos entre a parte escrita que compreende: coleta de dados e reuniões pelo Google Meet, bem como reuniões presenciais com um representante oficial do corpo de bombeiros (seguindo todos os protocolos de biossegurança).

Estudantes de escola da REE produzem documentário sobre as queimadas no Pantanal

Por último, um dia inteiro de gravações, feito com uma parte do grupo dos estudantes, chamados de “porta-vozes”, escolhidos para representar a turma do Curso.

Para desenvolvimento e produção do material, os estudantes foram separados por áreas afins. Aqueles que estivessem envolvidos com matérias como Química e Educação Física, por exemplo, trataram da “intermação”, que é o aquecimento do corpo humano quando exposto por muito tempo no combate aos incêndios. O trabalho foi fundamental para retratar no documentário os problemas que os bombeiros enfrentam para combater os incêndios.

Outro grupo tratou de elencar as consequências jurídicas, seja na esfera penal ou civil para quem ateia fogo de modo intencional. Além de matérias como física e matemática trazerem uma elucidação quanto às estatísticas relacionadas às queimadas.

Realizado de forma coletiva, o documentário buscou abranger todas as disciplinas do Ensino Médio, concomitantemente com as próprias do curso integrado em Serviços Jurídicos. O resultado desse trabalho pode ser conferido no link abaixo.

Clique aqui e acesse a publicação do documentário.

Fale com a Redação