20/09/2016 13h00
Etapa do Programa Brasileiro de Eliminação dos Hidroclorofluorcarbonos é lançada pelo MMA
A segunda etapa do Programa Brasileiro de Eliminação dos Hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) – substâncias responsáveis por degradar a camada de gás que protege o planeta dos raios ultravioletas – foi lançada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O evento aconteceu na última sexta-feira, 16 de setembro, Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que segundo o MMA, o programa atuará nos segmentos industriais de refrigeração e ar condicionado e de espumas usadas em produtos como poltronas, sofás e volantes de automóveis com evento e ciclo de palestras.
Os HCFCs são gases que contribuem para a destruição da camada de ozônio e, consequentemente, para as mudanças climáticas. O Brasil aderiu ao Protocolo de Montreal em 1990 e conseguiu em 2010 eliminar o consumo de gases de efeito semelhante, os clorofluorcarbonos (CFCs). Hoje, a meta é eliminar o uso dos HCFCs, que com efeito semelhante, porém com menor grau de destruição da camada de ozônio.
Segundo o MMA o objetivo é implantar projetos de conversão de tecnologias para auxiliar o setor produtivo (industrial) na transição e substituição do uso dos HCFCs por substâncias alternativas e inofensivas à camada de ozônio.
A camada de ozônio protege a vida na Terra contra radiações ultravioletas, que causam doenças como câncer de pele e danos à fauna e à flora.
Agência CNM, com informações do MMA












