21/09/2016 07h15
Operação é montada para salvar filhotes de Arara em Campo Grande
Ninho em palmeira oca corre risco de cair e matar filhos
Correio do Estado
Prefeitura, Exército e Instituto Arara Azul se mobilizam, na manhã desta quarta-feira, para salvar ninho com filhotes de arara-canindé que se instalou em palmeira, na região do Parque Linear do Segredo, na Avenida Heráclito Figueiredo, em Campo Grande.
A partir das 8h30min, biólogos do instituto serão içados pelo caminhão do Corpo de Bombeiros para retirar filhotes dos ninhos que passarão por avaliação de saúde, pesagem e medição no local.
Acontece que, há alguns anos, o poder público colocou uma cinta metálica, com cerca de 10 quilos, entre duas palmeiras, para auxiliar no crescimento das árvores transplantadas para a região.
Com o passar do tempo as palmeiras secaram e os animais foram atraídos para o local. Depois que as aves passarem pelo procedimento, as palmeiras receberão manejo ambiental para garantir mais segurança aos animais.
Além disso, como a parte superior dos troncos ficou oca, as chances de rompimento acontecer a qualquer momento, são grandes. Com isso, as aves poderiam acabar morrendo e também causar dano para população que trafega no local.
Além do Projeto Arara Azul, reconhecido internacionalmente, o Instituto desenvolve o Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade, que realiza o monitoramento e manejo de araras – principalmente da espécie Arara-canindé, comuns no céu de Campo Grande.












