Orientar consumidores e apoiá-los na busca de regularização de sua situação econômico-financeira tem sido luta constante dos servidores do Procon Estadual, que prestam seus serviços no Núcleo Permanente de Atendimento ao Consumidor Endividado/Superendividado.
Somente nos primeiros dias deste ano 294 pessoas já foram abordados e receberam informações sobre os procedimentos que são realizados no órgão estadual no sentido de induzir a análise da situação de cada um e, se detectado superendividamento, ou seja, as pessoas não dispõem mais de condições de cumprir seus compromissos financeiros, iniciar ações que os levem a contornar a situação com renegociação amigável ou mesmo à quitação dos débitos.
Os consumidores contatados, mesmo que não preencham o perfil de superendividados, recebem cartilhas com orientações e planilhas que lhes permite planejar e organizar suas ações que envolvam finanças e, assim, trabalharem dentro de um orçamento que não venha trazer complicações posteriores.
Criado em agosto do ano passado, 552 pessoas foram abordadas e conheceram o Núcleo nos quatro meses de atividades naquele ano. Destes 10 vieram de outros municípios. Do total, 542 receberam as cartilhas e planilhas. Entre estes, 108 apresentaram perfil de endividamento, 79 de superendividamento sendo 10 encaminhados para acompanhamento no Núcleo.




















